Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares

A presente pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao resolverem um problema em um ambiente de Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). De cunho qualitativo, elaboramos e implementamos uma proposta d...

ver descrição completa

Principais autores: Pereira, Fernando Francisco, Doneze, Iara Souza, Proença, Marcelo Carlos de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17598
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17598
recordtype ojs
spelling peri-article-175982024-05-01T10:05:52Z Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares Knowledge mobilized by 9th grade students in solving a rectangular region problem Pereira, Fernando Francisco Doneze, Iara Souza Proença, Marcelo Carlos de Educação Matemática Ensino de Matemática; Ensino via resolução de problemas; Equação de 2º grau. Mathematics Teaching; Teaching via problem solving; 2nd Degree Equations A presente pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao resolverem um problema em um ambiente de Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). De cunho qualitativo, elaboramos e implementamos uma proposta de EAMvRP para introduzir o conteúdo matemático de Equações de 2º Grau. Os 95 alunos que participaram do estudo foram divididos em 16 grupos, os quais tiveram que resolver uma situação de matemática, relacionada à área de regiões retangulares. Tomamos como referência os dados produzidos em duas ações do EAMvRP: das ações de auxílio aos alunos durante a resolução e discussão das estratégias dos alunos. Os resultados mostraram dificuldades em maior grau na execução das estratégias, frequentemente ocorridas por grupos que apresentaram dificuldades na mobilização de conhecimentos atrelados à etapa de representação das informações. As conclusões revelam a pouca recorrência a estratégias algébricas no processo de resolução de problemas e frequência da racionalidade na apresentação das resoluções, mas carência de registros que possibilitem afirmar a ocorrência de monitoramento dos processos resolutivos no geral ou da solução em específico.  This research aimed to investigate the knowledge mobilized by 9th grade students when solving a problem in a Teaching-Learning Mathematics environment via Problem Solving (EAMvRP). Qualitatively, we developed and implemented an EAMvRP proposal to introduce the mathematical content of 2nd Degree Equations. The 95 students who participated in the study were divided into 16 groups, which had to solve a math situation related to the area of rectangular regions. We took as reference the data produced in two EAMvRP actions: actions to help students during the resolution and discussion of students' strategies. The results showed difficulties in executing the strategies, frequently occurring by groups that had difficulties in mobilizing knowledge linked to the information representation stage. The conclusions reveal the little recurrence of algebraic strategies in the problem solving process and the frequency of rationality in the presentation of resolutions, but lack of records that make it possible to affirm the occurrence of monitoring of resolution processes in general or of the solution in specific. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-11-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17598 10.3895/actio.v8n3.17598 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-22 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-22 2525-8923 10.3895/actio.v8n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17598/9937 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17598/3313 Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pereira, Fernando Francisco
Doneze, Iara Souza
Proença, Marcelo Carlos de
spellingShingle Pereira, Fernando Francisco
Doneze, Iara Souza
Proença, Marcelo Carlos de
Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares
author_sort Pereira, Fernando Francisco
title Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares
title_short Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares
title_full Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares
title_fullStr Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares
title_full_unstemmed Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares
title_sort conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares
description A presente pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao resolverem um problema em um ambiente de Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). De cunho qualitativo, elaboramos e implementamos uma proposta de EAMvRP para introduzir o conteúdo matemático de Equações de 2º Grau. Os 95 alunos que participaram do estudo foram divididos em 16 grupos, os quais tiveram que resolver uma situação de matemática, relacionada à área de regiões retangulares. Tomamos como referência os dados produzidos em duas ações do EAMvRP: das ações de auxílio aos alunos durante a resolução e discussão das estratégias dos alunos. Os resultados mostraram dificuldades em maior grau na execução das estratégias, frequentemente ocorridas por grupos que apresentaram dificuldades na mobilização de conhecimentos atrelados à etapa de representação das informações. As conclusões revelam a pouca recorrência a estratégias algébricas no processo de resolução de problemas e frequência da racionalidade na apresentação das resoluções, mas carência de registros que possibilitem afirmar a ocorrência de monitoramento dos processos resolutivos no geral ou da solução em específico. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17598
_version_ 1805535683464396800
score 10,814766