Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares
A presente pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao resolverem um problema em um ambiente de Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). De cunho qualitativo, elaboramos e implementamos uma proposta d...
Principais autores: | Pereira, Fernando Francisco, Doneze, Iara Souza, Proença, Marcelo Carlos de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17598 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17598 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-175982024-05-01T10:05:52Z Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares Knowledge mobilized by 9th grade students in solving a rectangular region problem Pereira, Fernando Francisco Doneze, Iara Souza Proença, Marcelo Carlos de Educação Matemática Ensino de Matemática; Ensino via resolução de problemas; Equação de 2º grau. Mathematics Teaching; Teaching via problem solving; 2nd Degree Equations A presente pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao resolverem um problema em um ambiente de Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). De cunho qualitativo, elaboramos e implementamos uma proposta de EAMvRP para introduzir o conteúdo matemático de Equações de 2º Grau. Os 95 alunos que participaram do estudo foram divididos em 16 grupos, os quais tiveram que resolver uma situação de matemática, relacionada à área de regiões retangulares. Tomamos como referência os dados produzidos em duas ações do EAMvRP: das ações de auxílio aos alunos durante a resolução e discussão das estratégias dos alunos. Os resultados mostraram dificuldades em maior grau na execução das estratégias, frequentemente ocorridas por grupos que apresentaram dificuldades na mobilização de conhecimentos atrelados à etapa de representação das informações. As conclusões revelam a pouca recorrência a estratégias algébricas no processo de resolução de problemas e frequência da racionalidade na apresentação das resoluções, mas carência de registros que possibilitem afirmar a ocorrência de monitoramento dos processos resolutivos no geral ou da solução em específico. This research aimed to investigate the knowledge mobilized by 9th grade students when solving a problem in a Teaching-Learning Mathematics environment via Problem Solving (EAMvRP). Qualitatively, we developed and implemented an EAMvRP proposal to introduce the mathematical content of 2nd Degree Equations. The 95 students who participated in the study were divided into 16 groups, which had to solve a math situation related to the area of rectangular regions. We took as reference the data produced in two EAMvRP actions: actions to help students during the resolution and discussion of students' strategies. The results showed difficulties in executing the strategies, frequently occurring by groups that had difficulties in mobilizing knowledge linked to the information representation stage. The conclusions reveal the little recurrence of algebraic strategies in the problem solving process and the frequency of rationality in the presentation of resolutions, but lack of records that make it possible to affirm the occurrence of monitoring of resolution processes in general or of the solution in specific. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-11-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17598 10.3895/actio.v8n3.17598 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-22 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-22 2525-8923 10.3895/actio.v8n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17598/9937 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17598/3313 Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Pereira, Fernando Francisco Doneze, Iara Souza Proença, Marcelo Carlos de |
spellingShingle |
Pereira, Fernando Francisco Doneze, Iara Souza Proença, Marcelo Carlos de Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares |
author_sort |
Pereira, Fernando Francisco |
title |
Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares |
title_short |
Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares |
title_full |
Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares |
title_fullStr |
Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares |
title_sort |
conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao resolverem um problema em um ambiente de Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). De cunho qualitativo, elaboramos e implementamos uma proposta de EAMvRP para introduzir o conteúdo matemático de Equações de 2º Grau. Os 95 alunos que participaram do estudo foram divididos em 16 grupos, os quais tiveram que resolver uma situação de matemática, relacionada à área de regiões retangulares. Tomamos como referência os dados produzidos em duas ações do EAMvRP: das ações de auxílio aos alunos durante a resolução e discussão das estratégias dos alunos. Os resultados mostraram dificuldades em maior grau na execução das estratégias, frequentemente ocorridas por grupos que apresentaram dificuldades na mobilização de conhecimentos atrelados à etapa de representação das informações. As conclusões revelam a pouca recorrência a estratégias algébricas no processo de resolução de problemas e frequência da racionalidade na apresentação das resoluções, mas carência de registros que possibilitem afirmar a ocorrência de monitoramento dos processos resolutivos no geral ou da solução em específico. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17598 |
_version_ |
1805535683464396800 |
score |
10,814766 |