Estudo das Funções Afins, Quadráticas e Equações Polinomiais com o auxílio do software Winplot no Ensino Médio
Neste artigo apresentamos um recorte da dissertação de mestrado realizada junto ao mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT– Pólo UESB, em Vitória da Conquista, em que relatamos a pesquisa do primeiro dos autores fazendo uso das novas tecnologias, no caso o Winplot, em suas ati...
Principais autores: | Jesus, Silvio Márcio Costa de, da Silva, Maria Deusa Ferreira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1765 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Neste artigo apresentamos um recorte da dissertação de mestrado realizada junto ao mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT– Pólo UESB, em Vitória da Conquista, em que relatamos a pesquisa do primeiro dos autores fazendo uso das novas tecnologias, no caso o Winplot, em suas atividades docentes, ao tempo que traz à tona relatos e discussões sobre as dificuldades que os professores de matemática ainda encontram em introduzir em suas atividades de ensino o uso desses recursos. Nesse sentido, buscamos identificar os motivos pelos quais professores de matemática do Ensino Médio não utilizam em sua docência os recursos computacionais, além de evidenciar, na própria prática, que esse uso é possível, relatando momentos da experiência realizada, com alunos das 1ª e 3ª séries do Ensino Médio, do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, Rede Pública Estadual, Itapetinga –Ba. As atividades em sala aula foram desenvolvidas com uso do Winplot e envolveu os conteúdos funções afim e quadráticas, para alunos da primeira série, e, funções polinomiais para alunos da terceira série. Neste artigo ainda trazemos algumas discussões teóricas sobreo uso das TIC e uma pequena parte dos resultados da pesquisa. Finalizando, apresentamos algumas das conclusões do trabalho, o qual aponta para importância do uso das TIC no ensino de matemática e reforça a necessidade de melhor formar os professores para utilizá-las. |
---|