Estudo das Funções Afins, Quadráticas e Equações Polinomiais com o auxílio do software Winplot no Ensino Médio

Neste artigo apresentamos um recorte da dissertação de mestrado realizada junto ao mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT– Pólo UESB, em Vitória da Conquista, em que relatamos a pesquisa do primeiro dos autores fazendo uso das novas tecnologias, no caso o Winplot, em suas ati...

ver descrição completa

Principais autores: Jesus, Silvio Márcio Costa de, da Silva, Maria Deusa Ferreira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1765
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1765
recordtype ojs
spelling peri-article-17652015-05-14T19:32:06Z Estudo das Funções Afins, Quadráticas e Equações Polinomiais com o auxílio do software Winplot no Ensino Médio Jesus, Silvio Márcio Costa de da Silva, Maria Deusa Ferreira Neste artigo apresentamos um recorte da dissertação de mestrado realizada junto ao mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT– Pólo UESB, em Vitória da Conquista, em que relatamos a pesquisa do primeiro dos autores fazendo uso das novas tecnologias, no caso o Winplot, em suas atividades docentes, ao tempo que traz à tona relatos e discussões sobre as dificuldades que os professores de matemática ainda encontram em introduzir em suas atividades de ensino o uso desses recursos. Nesse sentido, buscamos identificar os motivos pelos quais professores de matemática do Ensino Médio não utilizam em sua docência os recursos computacionais, além de evidenciar, na própria prática, que esse uso é possível, relatando momentos da experiência realizada, com alunos das 1ª e 3ª séries do Ensino Médio, do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, Rede Pública Estadual, Itapetinga –Ba. As atividades em sala aula foram desenvolvidas com uso do Winplot e envolveu os conteúdos funções afim e quadráticas, para alunos da primeira série, e, funções polinomiais para alunos da terceira série. Neste artigo ainda trazemos algumas discussões teóricas sobreo uso das TIC e uma pequena parte dos resultados da pesquisa. Finalizando, apresentamos algumas das conclusões do trabalho, o qual aponta para importância do uso das TIC no ensino de matemática e reforça a necessidade de melhor formar os professores para utilizá-las. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2015-04-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1765 10.3895/rbect.v8n1.1765 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1765/1981 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Jesus, Silvio Márcio Costa de
da Silva, Maria Deusa Ferreira
spellingShingle Jesus, Silvio Márcio Costa de
da Silva, Maria Deusa Ferreira
Estudo das Funções Afins, Quadráticas e Equações Polinomiais com o auxílio do software Winplot no Ensino Médio
author_sort Jesus, Silvio Márcio Costa de
title Estudo das Funções Afins, Quadráticas e Equações Polinomiais com o auxílio do software Winplot no Ensino Médio
title_short Estudo das Funções Afins, Quadráticas e Equações Polinomiais com o auxílio do software Winplot no Ensino Médio
title_full Estudo das Funções Afins, Quadráticas e Equações Polinomiais com o auxílio do software Winplot no Ensino Médio
title_fullStr Estudo das Funções Afins, Quadráticas e Equações Polinomiais com o auxílio do software Winplot no Ensino Médio
title_full_unstemmed Estudo das Funções Afins, Quadráticas e Equações Polinomiais com o auxílio do software Winplot no Ensino Médio
title_sort estudo das funções afins, quadráticas e equações polinomiais com o auxílio do software winplot no ensino médio
description Neste artigo apresentamos um recorte da dissertação de mestrado realizada junto ao mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT– Pólo UESB, em Vitória da Conquista, em que relatamos a pesquisa do primeiro dos autores fazendo uso das novas tecnologias, no caso o Winplot, em suas atividades docentes, ao tempo que traz à tona relatos e discussões sobre as dificuldades que os professores de matemática ainda encontram em introduzir em suas atividades de ensino o uso desses recursos. Nesse sentido, buscamos identificar os motivos pelos quais professores de matemática do Ensino Médio não utilizam em sua docência os recursos computacionais, além de evidenciar, na própria prática, que esse uso é possível, relatando momentos da experiência realizada, com alunos das 1ª e 3ª séries do Ensino Médio, do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, Rede Pública Estadual, Itapetinga –Ba. As atividades em sala aula foram desenvolvidas com uso do Winplot e envolveu os conteúdos funções afim e quadráticas, para alunos da primeira série, e, funções polinomiais para alunos da terceira série. Neste artigo ainda trazemos algumas discussões teóricas sobreo uso das TIC e uma pequena parte dos resultados da pesquisa. Finalizando, apresentamos algumas das conclusões do trabalho, o qual aponta para importância do uso das TIC no ensino de matemática e reforça a necessidade de melhor formar os professores para utilizá-las.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1765
_version_ 1805291667066978304
score 10,814766