Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema
A Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil, possibilita que a criança aprenda por meio das interações e brincadeiras, conforme as diretrizes e bases que regem esta etapa de ensino. O objetivo deste artigo: analisar as possibilidades de escolha do tema ao se trabalhar com a M...
Principais autores: | Belo, Cibelli Batista, Zimer, Tania Teresinha Bruns |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18403 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-18403 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-184032024-08-26T22:18:29Z Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema Belo, Cibelli Batista Zimer, Tania Teresinha Bruns Ciências exatas e da terra Educação Infantil; Modelagem Matemática; Prática pedagógica Educação Matemática A Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil, possibilita que a criança aprenda por meio das interações e brincadeiras, conforme as diretrizes e bases que regem esta etapa de ensino. O objetivo deste artigo: analisar as possibilidades de escolha do tema ao se trabalhar com a Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil, as quais foram utilizadas pelos estudantes de um Curso de Formação de Docentes, nível médio. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e foi ofertado um curso sobre Modelagem Matemática na Educação Infantil, durante a disciplina Prática de Formação, na 3ª Série do Curso Formação de Docentes, do qual participaram 30 estudantes. Os instrumentos de coleta de dados foram: registro das observações em diário de campo, gravações em vídeos, entrevistas, questionários e atividades realizadas durante o curso (reflexões escritas e planejamentos). A análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, houve a possibilidade de lançar mão de diferentes estratégias para a escolha do tema em turmas de Educação Infantil, podendo ser por meio das observações e sugestões do professor, trocas de informações com e entre as crianças, cujo foco central é o interesse e a curiosidade demonstrada pelas crianças sobre a temática levantada. Considera-se que os caminhos escolhidos pelo professor para a escolha do tema nessa etapa de ensino variam em relação à faixa etária e ao desenvolvimento em que se encontra a turma. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18403 10.3895/etr.v8n2.18403 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 192-206 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18403/10272 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/18403/3568 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/18403/3655 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Belo, Cibelli Batista Zimer, Tania Teresinha Bruns |
spellingShingle |
Belo, Cibelli Batista Zimer, Tania Teresinha Bruns Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema |
author_sort |
Belo, Cibelli Batista |
title |
Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema |
title_short |
Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema |
title_full |
Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema |
title_fullStr |
Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema |
title_full_unstemmed |
Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema |
title_sort |
modelagem matemática como prática pedagógica na educação infantil: escolha do tema |
description |
A Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil, possibilita que a criança aprenda por meio das interações e brincadeiras, conforme as diretrizes e bases que regem esta etapa de ensino. O objetivo deste artigo: analisar as possibilidades de escolha do tema ao se trabalhar com a Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil, as quais foram utilizadas pelos estudantes de um Curso de Formação de Docentes, nível médio. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e foi ofertado um curso sobre Modelagem Matemática na Educação Infantil, durante a disciplina Prática de Formação, na 3ª Série do Curso Formação de Docentes, do qual participaram 30 estudantes. Os instrumentos de coleta de dados foram: registro das observações em diário de campo, gravações em vídeos, entrevistas, questionários e atividades realizadas durante o curso (reflexões escritas e planejamentos). A análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, houve a possibilidade de lançar mão de diferentes estratégias para a escolha do tema em turmas de Educação Infantil, podendo ser por meio das observações e sugestões do professor, trocas de informações com e entre as crianças, cujo foco central é o interesse e a curiosidade demonstrada pelas crianças sobre a temática levantada. Considera-se que os caminhos escolhidos pelo professor para a escolha do tema nessa etapa de ensino variam em relação à faixa etária e ao desenvolvimento em que se encontra a turma. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18403 |
_version_ |
1808615584415350784 |
score |
10,814766 |