Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema

A Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil, possibilita que a criança aprenda por meio das interações e brincadeiras, conforme as diretrizes e bases que regem esta etapa de ensino. O objetivo deste artigo: analisar as possibilidades de escolha do tema ao se trabalhar com a M...

ver descrição completa

Principais autores: Belo, Cibelli Batista, Zimer, Tania Teresinha Bruns
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18403
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-18403
recordtype ojs
spelling peri-article-184032024-08-26T22:18:29Z Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema Belo, Cibelli Batista Zimer, Tania Teresinha Bruns Ciências exatas e da terra Educação Infantil; Modelagem Matemática; Prática pedagógica Educação Matemática A Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil, possibilita que a criança aprenda por meio das interações e brincadeiras, conforme as diretrizes e bases que regem esta etapa de ensino. O objetivo deste artigo: analisar as possibilidades de escolha do tema ao se trabalhar com a Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil, as quais foram utilizadas pelos estudantes de um Curso de Formação de Docentes, nível médio. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e foi ofertado um curso sobre Modelagem Matemática na Educação Infantil, durante a disciplina Prática de Formação, na 3ª Série do Curso Formação de Docentes, do qual participaram 30 estudantes. Os instrumentos de coleta de dados foram: registro das observações em diário de campo, gravações em vídeos, entrevistas, questionários e atividades realizadas durante o curso (reflexões escritas e planejamentos). A análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, houve a possibilidade de lançar mão de diferentes estratégias para a escolha do tema em turmas de Educação Infantil, podendo ser por meio das observações e sugestões do professor, trocas de informações com e entre as crianças, cujo foco central é o interesse e a curiosidade demonstrada pelas crianças sobre a temática levantada. Considera-se que os caminhos escolhidos pelo professor para a escolha do tema nessa etapa de ensino variam em relação à faixa etária e ao desenvolvimento em que se encontra a turma. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18403 10.3895/etr.v8n2.18403 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 192-206 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18403/10272 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/18403/3568 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/18403/3655 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Belo, Cibelli Batista
Zimer, Tania Teresinha Bruns
spellingShingle Belo, Cibelli Batista
Zimer, Tania Teresinha Bruns
Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema
author_sort Belo, Cibelli Batista
title Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema
title_short Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema
title_full Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema
title_fullStr Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema
title_full_unstemmed Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil: Escolha do tema
title_sort modelagem matemática como prática pedagógica na educação infantil: escolha do tema
description A Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil, possibilita que a criança aprenda por meio das interações e brincadeiras, conforme as diretrizes e bases que regem esta etapa de ensino. O objetivo deste artigo: analisar as possibilidades de escolha do tema ao se trabalhar com a Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil, as quais foram utilizadas pelos estudantes de um Curso de Formação de Docentes, nível médio. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e foi ofertado um curso sobre Modelagem Matemática na Educação Infantil, durante a disciplina Prática de Formação, na 3ª Série do Curso Formação de Docentes, do qual participaram 30 estudantes. Os instrumentos de coleta de dados foram: registro das observações em diário de campo, gravações em vídeos, entrevistas, questionários e atividades realizadas durante o curso (reflexões escritas e planejamentos). A análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, houve a possibilidade de lançar mão de diferentes estratégias para a escolha do tema em turmas de Educação Infantil, podendo ser por meio das observações e sugestões do professor, trocas de informações com e entre as crianças, cujo foco central é o interesse e a curiosidade demonstrada pelas crianças sobre a temática levantada. Considera-se que os caminhos escolhidos pelo professor para a escolha do tema nessa etapa de ensino variam em relação à faixa etária e ao desenvolvimento em que se encontra a turma.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18403
_version_ 1808615584415350784
score 10,814766