A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa conduzida em aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental, orientada pela seguinte questão: “Que implicações, quanto à mobilização de objetos de conhecimento das Ciências da Natureza e da Matemática, decorrem de atividades de Modelagem Matemática...

ver descrição completa

Principais autores: Araki, Paulo Henrique Hideki, Kato, Lilian Akemi
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18426
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-18426
recordtype ojs
spelling peri-article-184262024-08-26T22:18:29Z A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento Araki, Paulo Henrique Hideki Kato, Lilian Akemi ensino-aprendizagem; métodos e técnicas de ensino Anos finais do Ensino Fundamental; Ensino de Matemática; Educação Científica. Neste artigo, apresentamos uma pesquisa conduzida em aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental, orientada pela seguinte questão: “Que implicações, quanto à mobilização de objetos de conhecimento das Ciências da Natureza e da Matemática, decorrem de atividades de Modelagem Matemática com experimentação didática?” Nossas análises se baseiam nos dados produzidos a partir do desenvolvimento de duas atividades de Modelagem Matemática com experimentação didática em uma escola no norte do estado do Paraná. As análises de gravações de vídeo e áudio, fotografias e registros escritos, apoiadas nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, permitiram-nos evidenciar que a experimentação didática, nas atividades de Modelagem Matemática, influencia o direcionamento quanto aos objetos de conhecimento que serão mobilizados, bem como nas subsequentes ações empreendidas pelos alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18426 10.3895/etr.v8n2.18426 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 155-171 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18426/10269 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/18426/3577 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Araki, Paulo Henrique Hideki
Kato, Lilian Akemi
spellingShingle Araki, Paulo Henrique Hideki
Kato, Lilian Akemi
A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento
author_sort Araki, Paulo Henrique Hideki
title A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento
title_short A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento
title_full A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento
title_fullStr A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento
title_full_unstemmed A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento
title_sort experimentação didática em atividades de modelagem matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento
description Neste artigo, apresentamos uma pesquisa conduzida em aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental, orientada pela seguinte questão: “Que implicações, quanto à mobilização de objetos de conhecimento das Ciências da Natureza e da Matemática, decorrem de atividades de Modelagem Matemática com experimentação didática?” Nossas análises se baseiam nos dados produzidos a partir do desenvolvimento de duas atividades de Modelagem Matemática com experimentação didática em uma escola no norte do estado do Paraná. As análises de gravações de vídeo e áudio, fotografias e registros escritos, apoiadas nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, permitiram-nos evidenciar que a experimentação didática, nas atividades de Modelagem Matemática, influencia o direcionamento quanto aos objetos de conhecimento que serão mobilizados, bem como nas subsequentes ações empreendidas pelos alunos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18426
_version_ 1808615586959196160
score 10,814766