A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa conduzida em aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental, orientada pela seguinte questão: “Que implicações, quanto à mobilização de objetos de conhecimento das Ciências da Natureza e da Matemática, decorrem de atividades de Modelagem Matemática...
Principais autores: | Araki, Paulo Henrique Hideki, Kato, Lilian Akemi |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18426 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-18426 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-184262024-08-26T22:18:29Z A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento Araki, Paulo Henrique Hideki Kato, Lilian Akemi ensino-aprendizagem; métodos e técnicas de ensino Anos finais do Ensino Fundamental; Ensino de Matemática; Educação Científica. Neste artigo, apresentamos uma pesquisa conduzida em aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental, orientada pela seguinte questão: “Que implicações, quanto à mobilização de objetos de conhecimento das Ciências da Natureza e da Matemática, decorrem de atividades de Modelagem Matemática com experimentação didática?” Nossas análises se baseiam nos dados produzidos a partir do desenvolvimento de duas atividades de Modelagem Matemática com experimentação didática em uma escola no norte do estado do Paraná. As análises de gravações de vídeo e áudio, fotografias e registros escritos, apoiadas nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, permitiram-nos evidenciar que a experimentação didática, nas atividades de Modelagem Matemática, influencia o direcionamento quanto aos objetos de conhecimento que serão mobilizados, bem como nas subsequentes ações empreendidas pelos alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18426 10.3895/etr.v8n2.18426 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 155-171 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18426/10269 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/18426/3577 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Araki, Paulo Henrique Hideki Kato, Lilian Akemi |
spellingShingle |
Araki, Paulo Henrique Hideki Kato, Lilian Akemi A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento |
author_sort |
Araki, Paulo Henrique Hideki |
title |
A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento |
title_short |
A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento |
title_full |
A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento |
title_fullStr |
A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento |
title_full_unstemmed |
A experimentação didática em atividades de Modelagem Matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento |
title_sort |
experimentação didática em atividades de modelagem matemática: implicações na mobilização de objetos de conhecimento |
description |
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa conduzida em aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental, orientada pela seguinte questão: “Que implicações, quanto à mobilização de objetos de conhecimento das Ciências da Natureza e da Matemática, decorrem de atividades de Modelagem Matemática com experimentação didática?” Nossas análises se baseiam nos dados produzidos a partir do desenvolvimento de duas atividades de Modelagem Matemática com experimentação didática em uma escola no norte do estado do Paraná. As análises de gravações de vídeo e áudio, fotografias e registros escritos, apoiadas nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, permitiram-nos evidenciar que a experimentação didática, nas atividades de Modelagem Matemática, influencia o direcionamento quanto aos objetos de conhecimento que serão mobilizados, bem como nas subsequentes ações empreendidas pelos alunos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18426 |
_version_ |
1808615586959196160 |
score |
10,814766 |