Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que envolve um estudo sobre Modelagem Matemática e Educação do Campo. Temos por objetivo nesta investigação identificar e discutir como os docentes e pesquisadores propõem e concebem a Modelagem na Educação do Campo, ou seja, quais...

ver descrição completa

Principais autores: Leite, Kátia da Costa, Magnus, Maria Carolina Machado, Silveira, Everaldo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18431
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-18431
recordtype ojs
spelling peri-article-184312024-08-26T22:18:29Z Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula Leite, Kátia da Costa Magnus, Maria Carolina Machado Silveira, Everaldo Educação- Ensino e aprendizagem Educação do Campo; Modelagem Matemática; Emancipação humana. Modelagem Matemática e Educação do Campo Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que envolve um estudo sobre Modelagem Matemática e Educação do Campo. Temos por objetivo nesta investigação identificar e discutir como os docentes e pesquisadores propõem e concebem a Modelagem na Educação do Campo, ou seja, quais os sentidos atribuídos na articulação dessas duas perspectivas. A investigação se configura como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados evidenciam que os docentes concebem de modos diferentes a Modelagem Matemática no âmbito das salas de aula na Educação do Campo: (1) um meio de conduzir ou realizar o ensino; (2) uma metodologia benéfica ao ensino e aprendizagem em escolas do Campo; e (3) uma forma distinta de conceber a Matemática na Educação do Campo. Além disso, foi possível perceber que, quando alinhadas com referenciais de perspectivas críticas, a Modelagem é concebida pelos docentes não apenas como uma metodologia ou uma possibilidade à Educação do Campo, mas sim como “um caminho para a leitura do mundo com a matemática” e uma forma de promover a emancipação dos educandos. Com base nisso, concluímos que para que a prática pedagógica valorize a cultura campesina e favoreça a formação emancipatória prevista na Educação do Campo, é importante que as atividades de Modelagem sejam na/da Educação do Campo e estejam vinculadas a perspectivas críticas, pois concebidas dessa forma, revelam maiores conexões e aproximações com os princípios pedagógicos da Educação do Campo e ensejam a participação crítica dos estudantes na sociedade.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18431 10.3895/etr.v8n2.18431 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 23-41 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18431/10258 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Leite, Kátia da Costa
Magnus, Maria Carolina Machado
Silveira, Everaldo
spellingShingle Leite, Kátia da Costa
Magnus, Maria Carolina Machado
Silveira, Everaldo
Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula
author_sort Leite, Kátia da Costa
title Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula
title_short Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula
title_full Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula
title_fullStr Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula
title_full_unstemmed Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula
title_sort alguns modos de ver e conceber a modelagem matemática na/da educação do campo: implicações para a sala de aula
description Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que envolve um estudo sobre Modelagem Matemática e Educação do Campo. Temos por objetivo nesta investigação identificar e discutir como os docentes e pesquisadores propõem e concebem a Modelagem na Educação do Campo, ou seja, quais os sentidos atribuídos na articulação dessas duas perspectivas. A investigação se configura como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados evidenciam que os docentes concebem de modos diferentes a Modelagem Matemática no âmbito das salas de aula na Educação do Campo: (1) um meio de conduzir ou realizar o ensino; (2) uma metodologia benéfica ao ensino e aprendizagem em escolas do Campo; e (3) uma forma distinta de conceber a Matemática na Educação do Campo. Além disso, foi possível perceber que, quando alinhadas com referenciais de perspectivas críticas, a Modelagem é concebida pelos docentes não apenas como uma metodologia ou uma possibilidade à Educação do Campo, mas sim como “um caminho para a leitura do mundo com a matemática” e uma forma de promover a emancipação dos educandos. Com base nisso, concluímos que para que a prática pedagógica valorize a cultura campesina e favoreça a formação emancipatória prevista na Educação do Campo, é importante que as atividades de Modelagem sejam na/da Educação do Campo e estejam vinculadas a perspectivas críticas, pois concebidas dessa forma, revelam maiores conexões e aproximações com os princípios pedagógicos da Educação do Campo e ensejam a participação crítica dos estudantes na sociedade. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18431
_version_ 1808615588476485632
score 10,814766