Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que envolve um estudo sobre Modelagem Matemática e Educação do Campo. Temos por objetivo nesta investigação identificar e discutir como os docentes e pesquisadores propõem e concebem a Modelagem na Educação do Campo, ou seja, quais...
Principais autores: | Leite, Kátia da Costa, Magnus, Maria Carolina Machado, Silveira, Everaldo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18431 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-18431 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-184312024-08-26T22:18:29Z Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula Leite, Kátia da Costa Magnus, Maria Carolina Machado Silveira, Everaldo Educação- Ensino e aprendizagem Educação do Campo; Modelagem Matemática; Emancipação humana. Modelagem Matemática e Educação do Campo Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que envolve um estudo sobre Modelagem Matemática e Educação do Campo. Temos por objetivo nesta investigação identificar e discutir como os docentes e pesquisadores propõem e concebem a Modelagem na Educação do Campo, ou seja, quais os sentidos atribuídos na articulação dessas duas perspectivas. A investigação se configura como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados evidenciam que os docentes concebem de modos diferentes a Modelagem Matemática no âmbito das salas de aula na Educação do Campo: (1) um meio de conduzir ou realizar o ensino; (2) uma metodologia benéfica ao ensino e aprendizagem em escolas do Campo; e (3) uma forma distinta de conceber a Matemática na Educação do Campo. Além disso, foi possível perceber que, quando alinhadas com referenciais de perspectivas críticas, a Modelagem é concebida pelos docentes não apenas como uma metodologia ou uma possibilidade à Educação do Campo, mas sim como “um caminho para a leitura do mundo com a matemática” e uma forma de promover a emancipação dos educandos. Com base nisso, concluímos que para que a prática pedagógica valorize a cultura campesina e favoreça a formação emancipatória prevista na Educação do Campo, é importante que as atividades de Modelagem sejam na/da Educação do Campo e estejam vinculadas a perspectivas críticas, pois concebidas dessa forma, revelam maiores conexões e aproximações com os princípios pedagógicos da Educação do Campo e ensejam a participação crítica dos estudantes na sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18431 10.3895/etr.v8n2.18431 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 23-41 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18431/10258 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Leite, Kátia da Costa Magnus, Maria Carolina Machado Silveira, Everaldo |
spellingShingle |
Leite, Kátia da Costa Magnus, Maria Carolina Machado Silveira, Everaldo Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula |
author_sort |
Leite, Kátia da Costa |
title |
Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula |
title_short |
Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula |
title_full |
Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula |
title_fullStr |
Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula |
title_full_unstemmed |
Alguns modos de ver e conceber a Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: implicações para a sala de aula |
title_sort |
alguns modos de ver e conceber a modelagem matemática na/da educação do campo: implicações para a sala de aula |
description |
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que envolve um estudo sobre Modelagem Matemática e Educação do Campo. Temos por objetivo nesta investigação identificar e discutir como os docentes e pesquisadores propõem e concebem a Modelagem na Educação do Campo, ou seja, quais os sentidos atribuídos na articulação dessas duas perspectivas. A investigação se configura como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os resultados evidenciam que os docentes concebem de modos diferentes a Modelagem Matemática no âmbito das salas de aula na Educação do Campo: (1) um meio de conduzir ou realizar o ensino; (2) uma metodologia benéfica ao ensino e aprendizagem em escolas do Campo; e (3) uma forma distinta de conceber a Matemática na Educação do Campo. Além disso, foi possível perceber que, quando alinhadas com referenciais de perspectivas críticas, a Modelagem é concebida pelos docentes não apenas como uma metodologia ou uma possibilidade à Educação do Campo, mas sim como “um caminho para a leitura do mundo com a matemática” e uma forma de promover a emancipação dos educandos. Com base nisso, concluímos que para que a prática pedagógica valorize a cultura campesina e favoreça a formação emancipatória prevista na Educação do Campo, é importante que as atividades de Modelagem sejam na/da Educação do Campo e estejam vinculadas a perspectivas críticas, pois concebidas dessa forma, revelam maiores conexões e aproximações com os princípios pedagógicos da Educação do Campo e ensejam a participação crítica dos estudantes na sociedade. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18431 |
_version_ |
1808615588476485632 |
score |
10,814766 |