Planejamentos e procedimentos desenvolvidos por professores em atividades de Modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Neste artigo, temos como objetivo investigar os procedimentos de professores em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas e planejadas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dados foram coletados em um curso de formação em Modelagem Matemática com professores dos Anos Iniciais do Ensino...

ver descrição completa

Principais autores: Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim, Pfahl, Kelly Cristina Correia
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18439
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Neste artigo, temos como objetivo investigar os procedimentos de professores em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas e planejadas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dados foram coletados em um curso de formação em Modelagem Matemática com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  No material de análise, registros escritos de três destes professores nas atividades de Modelagem Matemática, registros de conversas em chat, registros de áudio gravados e respostas à questionários previamente estruturados são analisados. Por meio de uma análise qualitativa, resultados indicam que os procedimentos dos professores podem ser sistematizados em dois eixos: procedimentos no aprender a fazer Modelagem Matemática; procedimentos para conduzir atividades de Modelagem Matemática. Estes eixos são sistematizados nas considerações finais e emergem do planejamento docente apreendido e executado pelos professores ao se preparar para ministrar aulas com atividades de Modelagem Matemática.