Planejamentos e procedimentos desenvolvidos por professores em atividades de Modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Neste artigo, temos como objetivo investigar os procedimentos de professores em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas e planejadas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dados foram coletados em um curso de formação em Modelagem Matemática com professores dos Anos Iniciais do Ensino...

ver descrição completa

Principais autores: Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim, Pfahl, Kelly Cristina Correia
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18439
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-18439
recordtype ojs
spelling peri-article-184392024-08-26T22:18:29Z Planejamentos e procedimentos desenvolvidos por professores em atividades de Modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Pfahl, Kelly Cristina Correia Educação, Multidisciplinar. Educação Matemática; Planejamento docente; Formação em Modelagem Educação Matemática Neste artigo, temos como objetivo investigar os procedimentos de professores em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas e planejadas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dados foram coletados em um curso de formação em Modelagem Matemática com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  No material de análise, registros escritos de três destes professores nas atividades de Modelagem Matemática, registros de conversas em chat, registros de áudio gravados e respostas à questionários previamente estruturados são analisados. Por meio de uma análise qualitativa, resultados indicam que os procedimentos dos professores podem ser sistematizados em dois eixos: procedimentos no aprender a fazer Modelagem Matemática; procedimentos para conduzir atividades de Modelagem Matemática. Estes eixos são sistematizados nas considerações finais e emergem do planejamento docente apreendido e executado pelos professores ao se preparar para ministrar aulas com atividades de Modelagem Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18439 10.3895/etr.v8n2.18439 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 260-276 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18439/10282 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18439/10283 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim
Pfahl, Kelly Cristina Correia
spellingShingle Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim
Pfahl, Kelly Cristina Correia
Planejamentos e procedimentos desenvolvidos por professores em atividades de Modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
author_sort Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim
title Planejamentos e procedimentos desenvolvidos por professores em atividades de Modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_short Planejamentos e procedimentos desenvolvidos por professores em atividades de Modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full Planejamentos e procedimentos desenvolvidos por professores em atividades de Modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Planejamentos e procedimentos desenvolvidos por professores em atividades de Modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Planejamentos e procedimentos desenvolvidos por professores em atividades de Modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_sort planejamentos e procedimentos desenvolvidos por professores em atividades de modelagem nos anos iniciais do ensino fundamental
description Neste artigo, temos como objetivo investigar os procedimentos de professores em atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas e planejadas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dados foram coletados em um curso de formação em Modelagem Matemática com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  No material de análise, registros escritos de três destes professores nas atividades de Modelagem Matemática, registros de conversas em chat, registros de áudio gravados e respostas à questionários previamente estruturados são analisados. Por meio de uma análise qualitativa, resultados indicam que os procedimentos dos professores podem ser sistematizados em dois eixos: procedimentos no aprender a fazer Modelagem Matemática; procedimentos para conduzir atividades de Modelagem Matemática. Estes eixos são sistematizados nas considerações finais e emergem do planejamento docente apreendido e executado pelos professores ao se preparar para ministrar aulas com atividades de Modelagem Matemática.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18439
_version_ 1808615589995872256
score 10,814766