A temática Currículo nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)
Esta pesquisa de estado do conhecimento, via técnica de análise documental, objetiva elucidar o que discutem os pesquisadores e educadores da Educação em Ciências sobre a Temática Currículo, nos trabalhos apresentados em cinco edições do ENPEC. Nosso objetivo é identificar os teóricos utilizados na...
Principais autores: | Câmara, Débora Dutra Pinheiro, Queiros, Wellington Pereira de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18944 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Esta pesquisa de estado do conhecimento, via técnica de análise documental, objetiva elucidar o que discutem os pesquisadores e educadores da Educação em Ciências sobre a Temática Currículo, nos trabalhos apresentados em cinco edições do ENPEC. Nosso objetivo é identificar os teóricos utilizados na conceituação de currículo nestes trabalhos e, de modo específico, elucidar quais os níveis de ensino, componentes curriculares, temas abordados, referenciais teóricos e metodológicos, universidade de origem dos pesquisadores e a abrangência geográfica das pesquisas. O baixo número de trabalhos encontrados indica uma carência de estudos nessa área e a ausência de referenciais teórico-metodológicos sugere a fragilidade epistemológica dos trabalhos. Os dados indicam ainda pesquisas centradas no Ensino Médio, sendo escassas as que abrangem a Educação Infantil e a Educação Especial. Há uma concentração das pesquisas em teóricos da teoria curricular crítica e poucos estudos a partir de uma perspectiva pós-crítica, e ausência de estudos com abordagem decolonial e a Educação Comparada. |
---|