POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
O presente trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo a questão da produção de filmes e animações didáticas e contextualizadas na história da ciência para o ensino de Física. É feito um resgate histórico dos grandes projetos que envolveram o uso didático e criativo de experimentos e fenômenos tratad...
Principais autores: | Neves, Marcos Cesar Danhoni, Germano, Eloá dei Tós, Neves, Ana Claudia Danhoni, da Silva, Josie Agatha Parrilha |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo a questão da produção de filmes e animações didáticas e contextualizadas na história da ciência para o ensino de Física. É feito um resgate histórico dos grandes projetos que envolveram o uso didático e criativo de experimentos e fenômenos tratados a partir de uma perspectiva de animações, curta-metragens e filmes de apoio aos conteúdos da ciência física. Será explorado o programa Algodoo como possibilidade de produção de animações do tipo hands-on. Para tanto, baseado em pesquisa sobre concepções física entre estudantes sobre um hipotético experimento de gravitação – um poço que perfura toda a Terra – é traçado um roteiro que vai do plano inclinado ao movimento pendular. |
---|