POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.

O presente trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo a questão da produção de filmes e animações didáticas e contextualizadas na história da ciência para o ensino de Física. É feito um resgate histórico dos grandes projetos que envolveram o uso didático e criativo de experimentos e fenômenos tratad...

ver descrição completa

Principais autores: Neves, Marcos Cesar Danhoni, Germano, Eloá dei Tós, Neves, Ana Claudia Danhoni, da Silva, Josie Agatha Parrilha
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1908
recordtype ojs
spelling peri-article-19082019-06-26T15:50:41Z POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON. Neves, Marcos Cesar Danhoni Germano, Eloá dei Tós Neves, Ana Claudia Danhoni da Silva, Josie Agatha Parrilha O presente trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo a questão da produção de filmes e animações didáticas e contextualizadas na história da ciência para o ensino de Física. É feito um resgate histórico dos grandes projetos que envolveram o uso didático e criativo de experimentos e fenômenos tratados a partir de uma perspectiva de animações, curta-metragens e filmes de apoio aos conteúdos da ciência física. Será explorado o programa Algodoo como possibilidade de produção de animações do tipo hands-on. Para tanto, baseado em pesquisa sobre concepções física entre estudantes sobre um hipotético experimento de gravitação – um poço que perfura toda a Terra – é traçado um roteiro que vai do plano inclinado ao movimento pendular. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-06-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908 10.3895/S2358-00892014000100004 Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 1, n. 1 (2014) 2358-0089 10.3895/S2358-008920140001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908/1209 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Neves, Marcos Cesar Danhoni
Germano, Eloá dei Tós
Neves, Ana Claudia Danhoni
da Silva, Josie Agatha Parrilha
spellingShingle Neves, Marcos Cesar Danhoni
Germano, Eloá dei Tós
Neves, Ana Claudia Danhoni
da Silva, Josie Agatha Parrilha
POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
author_sort Neves, Marcos Cesar Danhoni
title POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
title_short POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
title_full POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
title_fullStr POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
title_full_unstemmed POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
title_sort por uma blogosfera educativa: formalidade e informalidade no ensino de fÍsica sob uma nova perspectiva de filmes e animaÇÕes hands-on.
description O presente trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo a questão da produção de filmes e animações didáticas e contextualizadas na história da ciência para o ensino de Física. É feito um resgate histórico dos grandes projetos que envolveram o uso didático e criativo de experimentos e fenômenos tratados a partir de uma perspectiva de animações, curta-metragens e filmes de apoio aos conteúdos da ciência física. Será explorado o programa Algodoo como possibilidade de produção de animações do tipo hands-on. Para tanto, baseado em pesquisa sobre concepções física entre estudantes sobre um hipotético experimento de gravitação – um poço que perfura toda a Terra – é traçado um roteiro que vai do plano inclinado ao movimento pendular.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908
_version_ 1805292601778110464
score 10,814766