POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON.
O presente trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo a questão da produção de filmes e animações didáticas e contextualizadas na história da ciência para o ensino de Física. É feito um resgate histórico dos grandes projetos que envolveram o uso didático e criativo de experimentos e fenômenos tratad...
Principais autores: | Neves, Marcos Cesar Danhoni, Germano, Eloá dei Tós, Neves, Ana Claudia Danhoni, da Silva, Josie Agatha Parrilha |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1908 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-19082019-06-26T15:50:41Z POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON. Neves, Marcos Cesar Danhoni Germano, Eloá dei Tós Neves, Ana Claudia Danhoni da Silva, Josie Agatha Parrilha O presente trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo a questão da produção de filmes e animações didáticas e contextualizadas na história da ciência para o ensino de Física. É feito um resgate histórico dos grandes projetos que envolveram o uso didático e criativo de experimentos e fenômenos tratados a partir de uma perspectiva de animações, curta-metragens e filmes de apoio aos conteúdos da ciência física. Será explorado o programa Algodoo como possibilidade de produção de animações do tipo hands-on. Para tanto, baseado em pesquisa sobre concepções física entre estudantes sobre um hipotético experimento de gravitação – um poço que perfura toda a Terra – é traçado um roteiro que vai do plano inclinado ao movimento pendular. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-06-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908 10.3895/S2358-00892014000100004 Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 1, n. 1 (2014) 2358-0089 10.3895/S2358-008920140001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908/1209 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Neves, Marcos Cesar Danhoni Germano, Eloá dei Tós Neves, Ana Claudia Danhoni da Silva, Josie Agatha Parrilha |
spellingShingle |
Neves, Marcos Cesar Danhoni Germano, Eloá dei Tós Neves, Ana Claudia Danhoni da Silva, Josie Agatha Parrilha POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON. |
author_sort |
Neves, Marcos Cesar Danhoni |
title |
POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON. |
title_short |
POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON. |
title_full |
POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON. |
title_fullStr |
POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON. |
title_full_unstemmed |
POR UMA BLOGOSFERA EDUCATIVA: FORMALIDADE E INFORMALIDADE NO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA DE FILMES E ANIMAÇÕES HANDS-ON. |
title_sort |
por uma blogosfera educativa: formalidade e informalidade no ensino de fÍsica sob uma nova perspectiva de filmes e animaÇÕes hands-on. |
description |
O presente trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo a questão da produção de filmes e animações didáticas e contextualizadas na história da ciência para o ensino de Física. É feito um resgate histórico dos grandes projetos que envolveram o uso didático e criativo de experimentos e fenômenos tratados a partir de uma perspectiva de animações, curta-metragens e filmes de apoio aos conteúdos da ciência física. Será explorado o programa Algodoo como possibilidade de produção de animações do tipo hands-on. Para tanto, baseado em pesquisa sobre concepções física entre estudantes sobre um hipotético experimento de gravitação – um poço que perfura toda a Terra – é traçado um roteiro que vai do plano inclinado ao movimento pendular. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1908 |
_version_ |
1805292601778110464 |
score |
10,814766 |