Estudo de caso sobre o olhar do estudante do ensino médio técnico para a disciplina de sociologia
Esta pesquisa permite refletir sobre o olhar do (a) estudante para a disciplina de sociologia. Os sujeitos da pesquisa incluem-se no grupo social da juventude do campo, a pesquisa é qualitativa e o instrumento de coleta de dados vincula-se ao processo avaliativo. Assim, trata-se de uma investigação...
Autor principal: | Sanches, Silvana Colombelli Parra |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1917 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Esta pesquisa permite refletir sobre o olhar do (a) estudante para a disciplina de sociologia. Os sujeitos da pesquisa incluem-se no grupo social da juventude do campo, a pesquisa é qualitativa e o instrumento de coleta de dados vincula-se ao processo avaliativo. Assim, trata-se de uma investigação produzida em sala de aula, que se situa no campo do professor observador de suas práticas, fato que gera peculiaridades e limites específicos. Neste sentido, analisou-se o discurso de cento e trinta e três estudantes do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso, campus São Vicente. Desvelou-se que para eles a sociologia serve como apoio a outras disciplinas, oferecendo um conhecimento geral e crítico e percebem a presença desta no currículo como necessária para melhorar as relações interpessoais entre eles e outros atores sociais presentes na instituição escolar, além de propiciar a tolerância de várias culturas, a desinibição necessária para falar em público, se inserir no mercado de trabalho e a transmissão de valores para a formação cidadã. |
---|