Estudo de caso sobre o olhar do estudante do ensino médio técnico para a disciplina de sociologia

Esta pesquisa permite refletir sobre o olhar do (a) estudante para a disciplina de sociologia. Os sujeitos da pesquisa incluem-se no grupo social da juventude do campo, a pesquisa é qualitativa e o instrumento de coleta de dados vincula-se ao processo avaliativo. Assim, trata-se de uma investigação...

ver descrição completa

Autor principal: Sanches, Silvana Colombelli Parra
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1917
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Esta pesquisa permite refletir sobre o olhar do (a) estudante para a disciplina de sociologia. Os sujeitos da pesquisa incluem-se no grupo social da juventude do campo, a pesquisa é qualitativa e o instrumento de coleta de dados vincula-se ao processo avaliativo. Assim, trata-se de uma investigação produzida em sala de aula, que se situa no campo do professor observador de suas práticas, fato que gera peculiaridades e limites específicos. Neste sentido, analisou-se o discurso de cento e trinta e três estudantes do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso, campus São Vicente. Desvelou-se que para eles a sociologia serve como apoio a outras disciplinas, oferecendo um conhecimento geral e crítico e percebem a presença desta no currículo como necessária para melhorar as relações interpessoais entre eles e outros atores sociais presentes na instituição escolar, além de propiciar a tolerância de várias culturas, a desinibição necessária para falar em público, se inserir no mercado de trabalho e a transmissão de valores para a formação cidadã.