Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
Os fenômenos naturais devem ser ensinados para que suas especificidades sejam compreendidas de forma sistêmica, apreendendo toda sua complexidade, resultando em aprendizagens aplicáveis à resolução de questões cotidianas ou profissionais. Visando sensibilizar os educadores para a importância da adoç...
Principais autores: | Cordeiro, Anita Rodrigues, Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos, Jófili, Zélia Maria Soares |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2046 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2046 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-20462015-05-14T19:32:06Z Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas Cordeiro, Anita Rodrigues Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos Jófili, Zélia Maria Soares Os fenômenos naturais devem ser ensinados para que suas especificidades sejam compreendidas de forma sistêmica, apreendendo toda sua complexidade, resultando em aprendizagens aplicáveis à resolução de questões cotidianas ou profissionais. Visando sensibilizar os educadores para a importância da adoção de um paradigma científico complexo, dois recursos didáticos foram utilizados em uma sequência de atividades: esquemas baseados em mapas conceituais (ECMC) e mídia televisiva. No primeiro encontro os grupos elaboraram esquemas sob a seguinte questão norteadora: “Qual a sua visão de Ciência?”. No segundo encontro, analisaram o episódio “O Princípio de Occam”, da série House MD e elaboraram novos esquemas. As relações estabelecidas entre os paradigmas cartesiano, sistêmico e complexo da ciência se estreitaram entre o primeiro e o segundo esquema. Sendo assim, concluímos que instrumentos midiáticos associados a ECMC auxiliam na sensibilização para uma visão complexa da Ciência. Este resultado, não acarreta, necessariamente, mudanças atitudinais, necessitando ações formativas continuadas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-04-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2046 10.3895/rbect.v8n1.2046 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2046/1984 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Cordeiro, Anita Rodrigues Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos Jófili, Zélia Maria Soares |
spellingShingle |
Cordeiro, Anita Rodrigues Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos Jófili, Zélia Maria Soares Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas |
author_sort |
Cordeiro, Anita Rodrigues |
title |
Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas |
title_short |
Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas |
title_full |
Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas |
title_fullStr |
Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas |
title_full_unstemmed |
Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas |
title_sort |
concepções científicas: o seriado house m.d. como propulsor de mudanças paradigmáticas |
description |
Os fenômenos naturais devem ser ensinados para que suas especificidades sejam compreendidas de forma sistêmica, apreendendo toda sua complexidade, resultando em aprendizagens aplicáveis à resolução de questões cotidianas ou profissionais. Visando sensibilizar os educadores para a importância da adoção de um paradigma científico complexo, dois recursos didáticos foram utilizados em uma sequência de atividades: esquemas baseados em mapas conceituais (ECMC) e mídia televisiva. No primeiro encontro os grupos elaboraram esquemas sob a seguinte questão norteadora: “Qual a sua visão de Ciência?”. No segundo encontro, analisaram o episódio “O Princípio de Occam”, da série House MD e elaboraram novos esquemas. As relações estabelecidas entre os paradigmas cartesiano, sistêmico e complexo da ciência se estreitaram entre o primeiro e o segundo esquema. Sendo assim, concluímos que instrumentos midiáticos associados a ECMC auxiliam na sensibilização para uma visão complexa da Ciência. Este resultado, não acarreta, necessariamente, mudanças atitudinais, necessitando ações formativas continuadas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2046 |
_version_ |
1805292034520514560 |
score |
10,814766 |