Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas

Os fenômenos naturais devem ser ensinados para que suas especificidades sejam compreendidas de forma sistêmica, apreendendo toda sua complexidade, resultando em aprendizagens aplicáveis à resolução de questões cotidianas ou profissionais. Visando sensibilizar os educadores para a importância da adoç...

ver descrição completa

Principais autores: Cordeiro, Anita Rodrigues, Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos, Jófili, Zélia Maria Soares
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2046
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2046
recordtype ojs
spelling peri-article-20462015-05-14T19:32:06Z Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas Cordeiro, Anita Rodrigues Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos Jófili, Zélia Maria Soares Os fenômenos naturais devem ser ensinados para que suas especificidades sejam compreendidas de forma sistêmica, apreendendo toda sua complexidade, resultando em aprendizagens aplicáveis à resolução de questões cotidianas ou profissionais. Visando sensibilizar os educadores para a importância da adoção de um paradigma científico complexo, dois recursos didáticos foram utilizados em uma sequência de atividades: esquemas baseados em mapas conceituais (ECMC) e mídia televisiva. No primeiro encontro os grupos elaboraram esquemas sob a seguinte questão norteadora: “Qual a sua visão de Ciência?”. No segundo encontro, analisaram o episódio “O Princípio de Occam”, da série House MD e elaboraram novos esquemas. As relações estabelecidas entre os paradigmas cartesiano, sistêmico e complexo da ciência se estreitaram entre o primeiro e o segundo esquema. Sendo assim, concluímos que instrumentos midiáticos associados a ECMC auxiliam na sensibilização para uma visão complexa da Ciência. Este resultado, não acarreta, necessariamente, mudanças atitudinais, necessitando ações formativas continuadas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-04-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2046 10.3895/rbect.v8n1.2046 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2046/1984 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Cordeiro, Anita Rodrigues
Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos
Jófili, Zélia Maria Soares
spellingShingle Cordeiro, Anita Rodrigues
Carneiro-Leão, Ana Maria dos Anjos
Jófili, Zélia Maria Soares
Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
author_sort Cordeiro, Anita Rodrigues
title Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
title_short Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
title_full Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
title_fullStr Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
title_full_unstemmed Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas
title_sort concepções científicas: o seriado house m.d. como propulsor de mudanças paradigmáticas
description Os fenômenos naturais devem ser ensinados para que suas especificidades sejam compreendidas de forma sistêmica, apreendendo toda sua complexidade, resultando em aprendizagens aplicáveis à resolução de questões cotidianas ou profissionais. Visando sensibilizar os educadores para a importância da adoção de um paradigma científico complexo, dois recursos didáticos foram utilizados em uma sequência de atividades: esquemas baseados em mapas conceituais (ECMC) e mídia televisiva. No primeiro encontro os grupos elaboraram esquemas sob a seguinte questão norteadora: “Qual a sua visão de Ciência?”. No segundo encontro, analisaram o episódio “O Princípio de Occam”, da série House MD e elaboraram novos esquemas. As relações estabelecidas entre os paradigmas cartesiano, sistêmico e complexo da ciência se estreitaram entre o primeiro e o segundo esquema. Sendo assim, concluímos que instrumentos midiáticos associados a ECMC auxiliam na sensibilização para uma visão complexa da Ciência. Este resultado, não acarreta, necessariamente, mudanças atitudinais, necessitando ações formativas continuadas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2046
_version_ 1805292034520514560
score 10,814766