ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DIVULGADAS PELO VAREJO SUPERMERCADISTA

O setor de varejo supermercadista é o líder de venda de produtos de consumo no país e um dos principais segmentos da economia. Ao ciclo de comercialização dessa importante cadeia de suprimentos associam-se impactos ambientais relacionados ao esgotamento dos recursos naturais e à geração de resíduos....

ver descrição completa

Principais autores: Winandy, Alain Jacques Camille, Gallardo, Amarilis Lucia Casteli Figueiredo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2053
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2053
recordtype ojs
spelling peri-article-20532014-12-31T19:39:37Z ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DIVULGADAS PELO VAREJO SUPERMERCADISTA Winandy, Alain Jacques Camille Gallardo, Amarilis Lucia Casteli Figueiredo G Ambiental dos Processos Produtivos O setor de varejo supermercadista é o líder de venda de produtos de consumo no país e um dos principais segmentos da economia. Ao ciclo de comercialização dessa importante cadeia de suprimentos associam-se impactos ambientais relacionados ao esgotamento dos recursos naturais e à geração de resíduos. As principais redes de supermercados vêm realizando ações voltadas ao meio ambiente no varejo. Com vistas a contribuir para efetiva inserção da dimensão ambiental nas operações do supermercado convencional brasileiro, este artigo tem como objetivo discutir as práticas de gestão ambiental do varejo supermercadista divulgadas por seis grandes redes de supermercados: três internacionais e três nacionais. As práticas de gestão ambiental dessas empresas foram analisadas de acordo com a sequência estabelecida na norma NBR ISO 14001/94. Os resultados da pesquisa mostram que os aspectos ambientais das seções de venda do supermercado convencional, identificados com base em dados primários, estão contemplados no contexto das práticas de gestão ambiental adotadas pelas empresas estudadas. Quanto aos elementos do sistema de gestão ambiental, apenas as etapas de política ambiental e planejamento têm seus dados divulgados de modo mais abrangente nos sítios oficiais de comunicação dessas redes. A ausência de divulgação dos dados das etapas de implantação e verificação não permite avaliar a eficácia do gerenciamento ambiental sobre os aspectos ambientais do setor. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-12-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2053 10.3895/S1808-04482014000400011 Revista Gestão Industrial; v. 10, n. 4 (2014) 1808-0448 10.3895/S1808-044820140004 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2053/1911 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Winandy, Alain Jacques Camille
Gallardo, Amarilis Lucia Casteli Figueiredo
spellingShingle Winandy, Alain Jacques Camille
Gallardo, Amarilis Lucia Casteli Figueiredo
ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DIVULGADAS PELO VAREJO SUPERMERCADISTA
author_sort Winandy, Alain Jacques Camille
title ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DIVULGADAS PELO VAREJO SUPERMERCADISTA
title_short ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DIVULGADAS PELO VAREJO SUPERMERCADISTA
title_full ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DIVULGADAS PELO VAREJO SUPERMERCADISTA
title_fullStr ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DIVULGADAS PELO VAREJO SUPERMERCADISTA
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL DIVULGADAS PELO VAREJO SUPERMERCADISTA
title_sort anÁlise das prÁticas de gestÃo ambiental divulgadas pelo varejo supermercadista
description O setor de varejo supermercadista é o líder de venda de produtos de consumo no país e um dos principais segmentos da economia. Ao ciclo de comercialização dessa importante cadeia de suprimentos associam-se impactos ambientais relacionados ao esgotamento dos recursos naturais e à geração de resíduos. As principais redes de supermercados vêm realizando ações voltadas ao meio ambiente no varejo. Com vistas a contribuir para efetiva inserção da dimensão ambiental nas operações do supermercado convencional brasileiro, este artigo tem como objetivo discutir as práticas de gestão ambiental do varejo supermercadista divulgadas por seis grandes redes de supermercados: três internacionais e três nacionais. As práticas de gestão ambiental dessas empresas foram analisadas de acordo com a sequência estabelecida na norma NBR ISO 14001/94. Os resultados da pesquisa mostram que os aspectos ambientais das seções de venda do supermercado convencional, identificados com base em dados primários, estão contemplados no contexto das práticas de gestão ambiental adotadas pelas empresas estudadas. Quanto aos elementos do sistema de gestão ambiental, apenas as etapas de política ambiental e planejamento têm seus dados divulgados de modo mais abrangente nos sítios oficiais de comunicação dessas redes. A ausência de divulgação dos dados das etapas de implantação e verificação não permite avaliar a eficácia do gerenciamento ambiental sobre os aspectos ambientais do setor.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2014
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2053
_version_ 1805291375661416448
score 10,814766