Marketing de Relacionamento como Estratégia de Comunicação e Fidelização de Clientes: um estudo de caso de uma clínica veterinária e pet shop em Curitiba
O objetivo deste artigo é trazer uma abordagem do marketing de relacionamento focado no mercado veterinário. Para atingir esse objetivo, a metodologia adotada foi o estudo de caso aplicado a uma clínica veterinária e pet shop de Curitiba, localizada no Bairro Alto. Por meio do estudo, o presente tra...
Autor principal: | Robassa, Bruna |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2138 |
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peri-article-21382015-05-19T18:10:18Z Marketing de Relacionamento como Estratégia de Comunicação e Fidelização de Clientes: um estudo de caso de uma clínica veterinária e pet shop em Curitiba Robassa, Bruna Comunicação Marketing de relacionamento; fidelização; clínica veterinária. O objetivo deste artigo é trazer uma abordagem do marketing de relacionamento focado no mercado veterinário. Para atingir esse objetivo, a metodologia adotada foi o estudo de caso aplicado a uma clínica veterinária e pet shop de Curitiba, localizada no Bairro Alto. Por meio do estudo, o presente trabalho pretende mostrar como funciona, na prática, a comunicação e o relacionamento do estabelecimento com seus públicos. O marketing de relacionamento é uma estratégia de extrema importância para a fidelização de clientes, tema que é abordado teoricamente por autores como Kotler, Peppers & Rogers, McKenna, Grunig e França. Atualmente, as clínicas e pet shops funcionam de forma equivalente às clínicas médicas, em que é preciso ter confiança no profissional e no serviço prestado. A empresa estudada pretende se consolidar como uma clínica veterinária tradicional na região em que atua, além de passar segurança para seus novos clientes e fidelizar, tanto clientes antigos, quanto novos. Para que isso seja possível, constatou-se que é preciso elaborar um programa de relacionamento focado em cada um dos públicos identificados por meio da técnica IDIP (identificar, diferenciar, interagir e personalizar) do marketing de relacionamento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-02-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2138 10.3895/rde.v0n2.2138 Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; n. 2 (2011) 1984-2376 10.3895/rde.v0n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2138/2030 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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O objetivo deste artigo é trazer uma abordagem do marketing de relacionamento focado no mercado veterinário. Para atingir esse objetivo, a metodologia adotada foi o estudo de caso aplicado a uma clínica veterinária e pet shop de Curitiba, localizada no Bairro Alto. Por meio do estudo, o presente trabalho pretende mostrar como funciona, na prática, a comunicação e o relacionamento do estabelecimento com seus públicos. O marketing de relacionamento é uma estratégia de extrema importância para a fidelização de clientes, tema que é abordado teoricamente por autores como Kotler, Peppers & Rogers, McKenna, Grunig e França. Atualmente, as clínicas e pet shops funcionam de forma equivalente às clínicas médicas, em que é preciso ter confiança no profissional e no serviço prestado. A empresa estudada pretende se consolidar como uma clínica veterinária tradicional na região em que atua, além de passar segurança para seus novos clientes e fidelizar, tanto clientes antigos, quanto novos. Para que isso seja possível, constatou-se que é preciso elaborar um programa de relacionamento focado em cada um dos públicos identificados por meio da técnica IDIP (identificar, diferenciar, interagir e personalizar) do marketing de relacionamento. |
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