Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
Neste trabalho buscamos compreender algumas características discursivas de uma prática docente em acordo com as diretrizes dos PCNs do Ensino Médio e focalizamos em licenciandos em Física, freqüentes na disciplina Prática de Ensino de Física, na qual é realizado o estágio curricular de docência. Pri...
Principais autores: | Vieira, Rodrigo Drumond, Nascimento, Silvania Sousa do, Villani, Carlos Eduardo Porto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2008
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/233 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Neste trabalho buscamos compreender algumas características discursivas de uma prática docente em acordo com as diretrizes dos PCNs do Ensino Médio e focalizamos em licenciandos em Física, freqüentes na disciplina Prática de Ensino de Física, na qual é realizado o estágio curricular de docência. Primeiramente, buscamos sondar indiretamente as concepções pedagógicas de ciência dos licenciandos de maneira a verificar a sua compatibilidade com as diretrizes dos PCNs. Numa segunda etapa, selecionamos, dentre o grupo sondado, um licenciando cuja concepção pedagógica de ciência se mostrou mais compatível com tais diretrizes. Em seguida, a partir da transcrição de uma aula regida pelo licenciando selecionado, realizamos uma análise discursiva através de uma estrutura de análise de interações discursivas. Por fim, sugerimos que as análises discursivas de práticas docentes em acordo com os PCNs podem contribuir para o estabelecimento de um conhecimento de referência para licenciandos e professores de ciências, em particular, licenciandos e professores de física. |
---|