Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso

Neste trabalho buscamos compreender algumas características discursivas de uma prática docente em acordo com as diretrizes dos PCNs do Ensino Médio e focalizamos em licenciandos em Física, freqüentes na disciplina Prática de Ensino de Física, na qual é realizado o estágio curricular de docência. Pri...

ver descrição completa

Principais autores: Vieira, Rodrigo Drumond, Nascimento, Silvania Sousa do, Villani, Carlos Eduardo Porto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/233
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-233
recordtype ojs
spelling peri-article-2332022-09-29T18:40:33Z Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso Vieira, Rodrigo Drumond Nascimento, Silvania Sousa do Villani, Carlos Eduardo Porto Neste trabalho buscamos compreender algumas características discursivas de uma prática docente em acordo com as diretrizes dos PCNs do Ensino Médio e focalizamos em licenciandos em Física, freqüentes na disciplina Prática de Ensino de Física, na qual é realizado o estágio curricular de docência. Primeiramente, buscamos sondar indiretamente as concepções pedagógicas de ciência dos licenciandos de maneira a verificar a sua compatibilidade com as diretrizes dos PCNs. Numa segunda etapa, selecionamos, dentre o grupo sondado, um licenciando cuja concepção pedagógica de ciência se mostrou mais compatível com tais diretrizes. Em seguida, a partir da transcrição de uma aula regida pelo licenciando selecionado, realizamos uma análise discursiva através de uma estrutura de análise de interações discursivas. Por fim, sugerimos que as análises discursivas de práticas docentes em acordo com os PCNs podem contribuir para o estabelecimento de um conhecimento de referência para licenciandos e professores de ciências, em particular, licenciandos e professores de física. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/233 10.3895/S1982-873X2008000200005 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 2 (2008) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20080002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/233/205 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Vieira, Rodrigo Drumond
Nascimento, Silvania Sousa do
Villani, Carlos Eduardo Porto
spellingShingle Vieira, Rodrigo Drumond
Nascimento, Silvania Sousa do
Villani, Carlos Eduardo Porto
Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
author_sort Vieira, Rodrigo Drumond
title Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
title_short Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
title_full Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
title_fullStr Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
title_full_unstemmed Características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os PCNs: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
title_sort características discursivas de um episódio de estágio de docência em acordo com os pcns: um exemplo a partir da diferenciação entre massa e peso
description Neste trabalho buscamos compreender algumas características discursivas de uma prática docente em acordo com as diretrizes dos PCNs do Ensino Médio e focalizamos em licenciandos em Física, freqüentes na disciplina Prática de Ensino de Física, na qual é realizado o estágio curricular de docência. Primeiramente, buscamos sondar indiretamente as concepções pedagógicas de ciência dos licenciandos de maneira a verificar a sua compatibilidade com as diretrizes dos PCNs. Numa segunda etapa, selecionamos, dentre o grupo sondado, um licenciando cuja concepção pedagógica de ciência se mostrou mais compatível com tais diretrizes. Em seguida, a partir da transcrição de uma aula regida pelo licenciando selecionado, realizamos uma análise discursiva através de uma estrutura de análise de interações discursivas. Por fim, sugerimos que as análises discursivas de práticas docentes em acordo com os PCNs podem contribuir para o estabelecimento de um conhecimento de referência para licenciandos e professores de ciências, em particular, licenciandos e professores de física.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2008
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/233
_version_ 1805449139550420992
score 10,814766