Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar
Este trabalho tem como objetivos propor alternativas para o trabalho pedagógico na sala de informática, ampliando as possibilidades de sua utilização pelo professor de Matemática e a realização de uma atividade interdisciplinar, envolvendo questões adequadas para a faixa etária dos alunos da educaçã...
Principais autores: | Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos, Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de, Nascimento, Rômulo Pereira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2008
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-239 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-2392022-09-29T18:40:33Z Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de Nascimento, Rômulo Pereira Este trabalho tem como objetivos propor alternativas para o trabalho pedagógico na sala de informática, ampliando as possibilidades de sua utilização pelo professor de Matemática e a realização de uma atividade interdisciplinar, envolvendo questões adequadas para a faixa etária dos alunos da educação básica. Para isto, foram realizadas atividades baseadas no uso de algumas ferramentas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase na WEBQUEST, sendo o trabalho realizado com grupos de alunos e professores do Ciclo II do Ensino Fundamental da Escola Estadual Gabriela Mistral, uma escola de Tempo Integral da capital do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos mostram que a proposta trouxe significativos avanços nas interações professor-aluno e aluno-aluno, proporcionando maior facilidade de aprendizagem aos alunos e sinalizando caminhos para que o professor de Matemática possa realizar atividades na sala de informática, tendo como ênfase uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239 10.3895/S1982-873X2008000300005 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 3 (2008) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20080003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239/211 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de Nascimento, Rômulo Pereira |
spellingShingle |
Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de Nascimento, Rômulo Pereira Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
author_sort |
Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos |
title |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
title_short |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
title_full |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
title_sort |
desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar |
description |
Este trabalho tem como objetivos propor alternativas para o trabalho pedagógico na sala de informática, ampliando as possibilidades de sua utilização pelo professor de Matemática e a realização de uma atividade interdisciplinar, envolvendo questões adequadas para a faixa etária dos alunos da educação básica. Para isto, foram realizadas atividades baseadas no uso de algumas ferramentas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase na WEBQUEST, sendo o trabalho realizado com grupos de alunos e professores do Ciclo II do Ensino Fundamental da Escola Estadual Gabriela Mistral, uma escola de Tempo Integral da capital do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos mostram que a proposta trouxe significativos avanços nas interações professor-aluno e aluno-aluno, proporcionando maior facilidade de aprendizagem aos alunos e sinalizando caminhos para que o professor de Matemática possa realizar atividades na sala de informática, tendo como ênfase uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2008 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239 |
_version_ |
1805448987473346560 |
score |
10,814766 |