Entre o verbal e o não-verbal: uma análise semiótica de textos publicitários

Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a eficácia da teoria semiótica de linha francesa na análise de textos que se utilizam, principalmente, da visualidade como forma de expressão. Com essa finalidade, analisamos dois textos publicitários recorrendo aos conceitos semióticos de plano de conteúdo...

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Autor principal: Morato, Élisson Ferreira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2421
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Resumo: Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a eficácia da teoria semiótica de linha francesa na análise de textos que se utilizam, principalmente, da visualidade como forma de expressão. Com essa finalidade, analisamos dois textos publicitários recorrendo aos conceitos semióticos de plano de conteúdo e percurso gerativo de sentido. Na perspectiva da semiótica, os textos podem ser verbais, não-verbais, ou sincréticos, quando reúnem mais de um tipo de expressão, e possuem invariavelmente uma rede interna de estruturas geradoras de sentido, dispostas no chamado percurso gerativo de sentido, em três níveis: o nível fundamental, o nível narrativo e o nível discursivo. A análise dessas estruturas, e dos elementos com os quais elas são preenchidas, nos mostra quão rico de significação pode ser um texto de aparente simplicidade.