O desenvolvimento da identidade televisiva no Brasil

A identidade televisiva, expressa nas vinhetas on-air, transmite os valores de uma emissora por meio de signos audiovisuais. Com o aumento da competitividade no setor televisivo nas últimas décadas, ela se tornou uma importante ferramenta estratégica. Este artigo visa apresentar um histórico do dese...

ver descrição completa

Principais autores: Niemeyer , Lucy Carlinda da Rocha, Ponte , Raquel Ferreira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2542
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A identidade televisiva, expressa nas vinhetas on-air, transmite os valores de uma emissora por meio de signos audiovisuais. Com o aumento da competitividade no setor televisivo nas últimas décadas, ela se tornou uma importante ferramenta estratégica. Este artigo visa apresentar um histórico do desenvolvimento da identidade televisiva no Brasil, que, cada vez mais, tem sido considerada uma expressão da sociedade contemporânea. Primeiramente conceituaremos o termo identidade televisiva e traçaremos um breve histórico de sua criação nas redes de televisão estrangeiras para, em seguida, observarmos a forma pela qual ela se desenvolveu no país, configurando-se como um importante mercado de trabalho para os designers.