Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008
Esse artigo objetiva, ao gerar informações sobre a estrutura e conduta do mercado de madeira serrada, no Estado do Acre, subsidiar políticas públicas ligadas ao uso sustentável das florestas locais. Assim, foram entrevistadas, em 2008, as 29 serrarias desse setor. O método usado abordou Grau de Conc...
Principais autores: | Filho, Aysson Rosas, Silva, Zenobio Abel G. P. da Gama |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2010
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2555 |
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Resumo: |
Esse artigo objetiva, ao gerar informações sobre a estrutura e conduta do mercado de madeira serrada, no Estado do Acre, subsidiar políticas públicas ligadas ao uso sustentável das florestas locais. Assim, foram entrevistadas, em 2008, as 29 serrarias desse setor. O método usado abordou Grau de Concentração; Promoção de vendas e Políticas de preço e de inovação tecnológica. Os resultados obtidos sobre esse mercado foram: (1) Ele é um oligopólio, altamente competitivo e com moderada concentração na venda de madeira serrada; (2) Formam o preço de venda da maioria das firmas, o custo da produção e uma margem de lucro; (3) A lista telefônica é o veículo mais usado para divulgar as serrarias; (4) Só duas empresas expõem o seu produto em feiras; (5) Para promover a sua madeira, as firmas usam venda pessoal, dão desconto e fazem doações; (6) As serrarias oferecem treinamento aos funcionários e (7) Mais da metade das firmas quer investir para elevar a produção e a qualidade do produto. |
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