Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008

Esse artigo objetiva, ao gerar informações sobre a estrutura e conduta do mercado de madeira serrada, no Estado do Acre, subsidiar políticas públicas ligadas ao uso sustentável das florestas locais. Assim, foram entrevistadas, em 2008, as 29 serrarias desse setor. O método usado abordou Grau de Conc...

ver descrição completa

Principais autores: Filho, Aysson Rosas, Silva, Zenobio Abel G. P. da Gama
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2555
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2555
recordtype ojs
spelling peri-article-25552015-08-03T16:52:46Z Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008 Filho, Aysson Rosas Silva, Zenobio Abel G. P. da Gama Esse artigo objetiva, ao gerar informações sobre a estrutura e conduta do mercado de madeira serrada, no Estado do Acre, subsidiar políticas públicas ligadas ao uso sustentável das florestas locais. Assim, foram entrevistadas, em 2008, as 29 serrarias desse setor. O método usado abordou Grau de Concentração; Promoção de vendas e Políticas de preço e de inovação tecnológica. Os resultados obtidos sobre esse mercado foram: (1) Ele é um oligopólio, altamente competitivo e com moderada concentração na venda de madeira serrada; (2) Formam o preço de venda da maioria das firmas, o custo da produção e uma margem de lucro; (3) A lista telefônica é o veículo mais usado para divulgar as serrarias; (4) Só duas empresas expõem o seu produto em feiras; (5) Para promover a sua madeira, as firmas usam venda pessoal, dão desconto e fazem doações; (6) As serrarias oferecem treinamento aos funcionários e (7) Mais da metade das firmas quer investir para elevar a produção e a qualidade do produto. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-06-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2555 10.3895/rts.v6n10.2555 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v6n10 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2555/1788 Direitos autorais 2010 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Filho, Aysson Rosas
Silva, Zenobio Abel G. P. da Gama
spellingShingle Filho, Aysson Rosas
Silva, Zenobio Abel G. P. da Gama
Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008
author_sort Filho, Aysson Rosas
title Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008
title_short Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008
title_full Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008
title_fullStr Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008
title_full_unstemmed Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008
title_sort mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do acre, 2008
description Esse artigo objetiva, ao gerar informações sobre a estrutura e conduta do mercado de madeira serrada, no Estado do Acre, subsidiar políticas públicas ligadas ao uso sustentável das florestas locais. Assim, foram entrevistadas, em 2008, as 29 serrarias desse setor. O método usado abordou Grau de Concentração; Promoção de vendas e Políticas de preço e de inovação tecnológica. Os resultados obtidos sobre esse mercado foram: (1) Ele é um oligopólio, altamente competitivo e com moderada concentração na venda de madeira serrada; (2) Formam o preço de venda da maioria das firmas, o custo da produção e uma margem de lucro; (3) A lista telefônica é o veículo mais usado para divulgar as serrarias; (4) Só duas empresas expõem o seu produto em feiras; (5) Para promover a sua madeira, as firmas usam venda pessoal, dão desconto e fazem doações; (6) As serrarias oferecem treinamento aos funcionários e (7) Mais da metade das firmas quer investir para elevar a produção e a qualidade do produto.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2010
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2555
_version_ 1805293121639022592
score 10,814766