Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008
Esse artigo objetiva, ao gerar informações sobre a estrutura e conduta do mercado de madeira serrada, no Estado do Acre, subsidiar políticas públicas ligadas ao uso sustentável das florestas locais. Assim, foram entrevistadas, em 2008, as 29 serrarias desse setor. O método usado abordou Grau de Conc...
Principais autores: | Filho, Aysson Rosas, Silva, Zenobio Abel G. P. da Gama |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2010
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2555 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2555 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-25552015-08-03T16:52:46Z Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008 Filho, Aysson Rosas Silva, Zenobio Abel G. P. da Gama Esse artigo objetiva, ao gerar informações sobre a estrutura e conduta do mercado de madeira serrada, no Estado do Acre, subsidiar políticas públicas ligadas ao uso sustentável das florestas locais. Assim, foram entrevistadas, em 2008, as 29 serrarias desse setor. O método usado abordou Grau de Concentração; Promoção de vendas e Políticas de preço e de inovação tecnológica. Os resultados obtidos sobre esse mercado foram: (1) Ele é um oligopólio, altamente competitivo e com moderada concentração na venda de madeira serrada; (2) Formam o preço de venda da maioria das firmas, o custo da produção e uma margem de lucro; (3) A lista telefônica é o veículo mais usado para divulgar as serrarias; (4) Só duas empresas expõem o seu produto em feiras; (5) Para promover a sua madeira, as firmas usam venda pessoal, dão desconto e fazem doações; (6) As serrarias oferecem treinamento aos funcionários e (7) Mais da metade das firmas quer investir para elevar a produção e a qualidade do produto. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-06-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2555 10.3895/rts.v6n10.2555 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v6n10 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2555/1788 Direitos autorais 2010 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Filho, Aysson Rosas Silva, Zenobio Abel G. P. da Gama |
spellingShingle |
Filho, Aysson Rosas Silva, Zenobio Abel G. P. da Gama Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008 |
author_sort |
Filho, Aysson Rosas |
title |
Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008 |
title_short |
Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008 |
title_full |
Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008 |
title_fullStr |
Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008 |
title_full_unstemmed |
Mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do Acre, 2008 |
title_sort |
mercado e melhoria tecnológica no setor madeireiro do estado do acre, 2008 |
description |
Esse artigo objetiva, ao gerar informações sobre a estrutura e conduta do mercado de madeira serrada, no Estado do Acre, subsidiar políticas públicas ligadas ao uso sustentável das florestas locais. Assim, foram entrevistadas, em 2008, as 29 serrarias desse setor. O método usado abordou Grau de Concentração; Promoção de vendas e Políticas de preço e de inovação tecnológica. Os resultados obtidos sobre esse mercado foram: (1) Ele é um oligopólio, altamente competitivo e com moderada concentração na venda de madeira serrada; (2) Formam o preço de venda da maioria das firmas, o custo da produção e uma margem de lucro; (3) A lista telefônica é o veículo mais usado para divulgar as serrarias; (4) Só duas empresas expõem o seu produto em feiras; (5) Para promover a sua madeira, as firmas usam venda pessoal, dão desconto e fazem doações; (6) As serrarias oferecem treinamento aos funcionários e (7) Mais da metade das firmas quer investir para elevar a produção e a qualidade do produto. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2010 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2555 |
_version_ |
1805293121639022592 |
score |
10,814766 |