A contribuição da observação de tecnologias sociais para o trabalho de campo no ensino de geografia: um estudo no assentamento Pastorinha
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que investigou as contribuições da observação de tecnologias sociais para o trabalho de campo no ensino de geografia. O objetivo era verificar as mudanças de percepção de alunos do ensino médio frente à dimensão socioespacial do real. Foi realizado...
Principais autores: | Figueiredo , Pedro Henrique de Oliveira, Braga , Rosalina Batista |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2012
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2599 |
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Resumo: |
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que investigou as contribuições da observação de tecnologias sociais para o trabalho de campo no ensino de geografia. O objetivo era verificar as mudanças de percepção de alunos do ensino médio frente à dimensão socioespacial do real. Foi realizado um trabalho de campo com alunos de uma escola particular de Belo Horizonte, em um assentamento agrícola. Pesquisou-se em que medida o trabalho de campo, observando tecnologis sociais, poderia facilitar a construção de “ressignificações” na percepção das realidades socioespaciais por parte dos estudantes. O local da investigação - o Assentamento Pastorinha - é ocupado por uma comunidade agrícola que cultiva vegetais orgânicos, comercializados na região metropolitana de Belo Horizonte. A análise dos dados revelou algumas novas percepções e ressignificações dos alunos. Os resultados ressaltaram a importância da observação de tecnologias sociais por meio do trabalho de campo escolar para a construção de significados socioespaciais. |
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