A contribuição da observação de tecnologias sociais para o trabalho de campo no ensino de geografia: um estudo no assentamento Pastorinha

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que investigou as contribuições da observação de tecnologias sociais para o trabalho de campo no ensino de geografia. O objetivo era verificar as mudanças de percepção de alunos do ensino médio frente à dimensão socioespacial do real. Foi realizado...

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Principais autores: Figueiredo , Pedro Henrique de Oliveira, Braga , Rosalina Batista
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2599
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Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que investigou as contribuições da observação de tecnologias sociais para o trabalho de campo no ensino de geografia. O objetivo era verificar as mudanças de percepção de alunos do ensino médio frente à dimensão socioespacial do real. Foi realizado um trabalho de campo com alunos de uma escola particular de Belo Horizonte, em um assentamento agrícola. Pesquisou-se em que medida o trabalho de campo, observando tecnologis sociais, poderia facilitar a construção de “ressignificações” na percepção das realidades socioespaciais por parte dos estudantes. O local da investigação - o Assentamento Pastorinha - é ocupado por uma comunidade agrícola que cultiva vegetais orgânicos, comercializados na região metropolitana de Belo Horizonte. A análise dos dados revelou algumas novas percepções e ressignificações dos alunos. Os resultados ressaltaram a importância da observação de tecnologias sociais por meio do trabalho de campo escolar para a construção de significados socioespaciais.