A contribuição da observação de tecnologias sociais para o trabalho de campo no ensino de geografia: um estudo no assentamento Pastorinha
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que investigou as contribuições da observação de tecnologias sociais para o trabalho de campo no ensino de geografia. O objetivo era verificar as mudanças de percepção de alunos do ensino médio frente à dimensão socioespacial do real. Foi realizado...
Principais autores: | Figueiredo , Pedro Henrique de Oliveira, Braga , Rosalina Batista |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2012
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2599 |
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peri-article-25992014-12-10T12:12:28Z A contribuição da observação de tecnologias sociais para o trabalho de campo no ensino de geografia: um estudo no assentamento Pastorinha Figueiredo , Pedro Henrique de Oliveira Braga , Rosalina Batista Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que investigou as contribuições da observação de tecnologias sociais para o trabalho de campo no ensino de geografia. O objetivo era verificar as mudanças de percepção de alunos do ensino médio frente à dimensão socioespacial do real. Foi realizado um trabalho de campo com alunos de uma escola particular de Belo Horizonte, em um assentamento agrícola. Pesquisou-se em que medida o trabalho de campo, observando tecnologis sociais, poderia facilitar a construção de “ressignificações” na percepção das realidades socioespaciais por parte dos estudantes. O local da investigação - o Assentamento Pastorinha - é ocupado por uma comunidade agrícola que cultiva vegetais orgânicos, comercializados na região metropolitana de Belo Horizonte. A análise dos dados revelou algumas novas percepções e ressignificações dos alunos. Os resultados ressaltaram a importância da observação de tecnologias sociais por meio do trabalho de campo escolar para a construção de significados socioespaciais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2012-12-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2599 10.3895/rts.v8n15.2599 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 8, n. 15 (2012) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 8, n. 15 (2012) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v8n15 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2599/1696 Direitos autorais 2012 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que investigou as contribuições da observação de tecnologias sociais para o trabalho de campo no ensino de geografia. O objetivo era verificar as mudanças de percepção de alunos do ensino médio frente à dimensão socioespacial do real. Foi realizado um trabalho de campo com alunos de uma escola particular de Belo Horizonte, em um assentamento agrícola. Pesquisou-se em que medida o trabalho de campo, observando tecnologis sociais, poderia facilitar a construção de “ressignificações” na percepção das realidades socioespaciais por parte dos estudantes. O local da investigação - o Assentamento Pastorinha - é ocupado por uma comunidade agrícola que cultiva vegetais orgânicos, comercializados na região metropolitana de Belo Horizonte. A análise dos dados revelou algumas novas percepções e ressignificações dos alunos. Os resultados ressaltaram a importância da observação de tecnologias sociais por meio do trabalho de campo escolar para a construção de significados socioespaciais. |
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