Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012
Investigar práticas educativas presentes no cotidiano escolar da Educação Básica e procurar concretamente articular a prática à teoria revelou-se campo fértil na construção de Projeto Político Pedagógico Escolar, pois tal prática favorece reflexões continuadas sobre as possibilidades e os limites pr...
Principais autores: | Piccolo , Aparecida Cristina Campello Curado, Castilho , Maria Augusta de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2613 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2613 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-26132014-12-09T15:51:04Z Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012 Piccolo , Aparecida Cristina Campello Curado Castilho , Maria Augusta de Investigar práticas educativas presentes no cotidiano escolar da Educação Básica e procurar concretamente articular a prática à teoria revelou-se campo fértil na construção de Projeto Político Pedagógico Escolar, pois tal prática favorece reflexões continuadas sobre as possibilidades e os limites presentes na educação escolar. No caso desta pesquisa, entre as interações: Escola -Comunidade Escolar e Tecnologias Sociais, como potencialidades de Desenvolvimento Local. O universo selecionado para a pesquisa foi o da Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho e sua comunidade escolar de entorno, localizada no Bairro Nova Campo na cidade de Grande-MS. O estudo foi pautado no método indutivo, com observações in loco e tendo como aporte teórico bibliográfico autores renomados que serviram de apoio para o desenvolvimento do presente artigo. As reflexões sobre tecnologias sociais e as ações do educador/educando, permeiam princípios pedagógicos que podem gerar a produção do conhecimento no âmbito escolar do Ensino Fundamental brasileiro. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-12-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2613 10.3895/rts.v9n17.2613 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 17 (2013) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 17 (2013) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v9n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2613/1719 Direitos autorais 2013 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Piccolo , Aparecida Cristina Campello Curado Castilho , Maria Augusta de |
spellingShingle |
Piccolo , Aparecida Cristina Campello Curado Castilho , Maria Augusta de Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012 |
author_sort |
Piccolo , Aparecida Cristina Campello Curado |
title |
Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012 |
title_short |
Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012 |
title_full |
Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012 |
title_fullStr |
Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012 |
title_full_unstemmed |
Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012 |
title_sort |
processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do imbirussú, campo grande-ms, 2008-2012 |
description |
Investigar práticas educativas presentes no cotidiano escolar da Educação Básica e procurar concretamente articular a prática à teoria revelou-se campo fértil na construção de Projeto Político Pedagógico Escolar, pois tal prática favorece reflexões continuadas sobre as possibilidades e os limites presentes na educação escolar. No caso desta pesquisa, entre as interações: Escola -Comunidade Escolar e Tecnologias Sociais, como potencialidades de Desenvolvimento Local. O universo selecionado para a pesquisa foi o da Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho e sua comunidade escolar de entorno, localizada no Bairro Nova Campo na cidade de Grande-MS. O estudo foi pautado no método indutivo, com observações in loco e tendo como aporte teórico bibliográfico autores renomados que serviram de apoio para o desenvolvimento do presente artigo. As reflexões sobre tecnologias sociais e as ações do educador/educando, permeiam princípios pedagógicos que podem gerar a produção do conhecimento no âmbito escolar do Ensino Fundamental brasileiro. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2613 |
_version_ |
1805293329029529600 |
score |
10,814766 |