Saúde e trabalho do docente/tutor no ensino a distância: uma análise da produção científica na perspectiva do desenvolvimento humano
Este artigo configura-se um levantamento bibliográfico que se propôs a conhecer a produção científica entre 2009 e 2013, cujo objeto fosse o trabalho do docente/tutor no contexto da Educação a Distância (EaD), focalizando a questão do desenvolvimento humano e eventuais impactos dessa atividade labor...
Principais autores: | Leão , Flor de Liz Pereira, Leão , Marluce Auxiliadora Borges Glaus |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2614 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo configura-se um levantamento bibliográfico que se propôs a conhecer a produção científica entre 2009 e 2013, cujo objeto fosse o trabalho do docente/tutor no contexto da Educação a Distância (EaD), focalizando a questão do desenvolvimento humano e eventuais impactos dessa atividade laboral sobre a saúde desse profissional. Apresenta as produções encontradas em bases de dados virtuais – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Discute os materiais encontrados no que se refere às suas diferentes abordagens, constatando que os materiais que tratam desse tema ainda são escassos. Não foram encontrados estudos abordando mais especificamente a questão do desenvolvimento humano ou dos impactos das atividades do docente/tutor de EaD à sua saúde. Conclui que essa pequena produção, que ocorria até o ano de 2006, ainda permanece conforme apurado também por outro estudo. Não obstante, vive-se em uma sociedade profundamente influenciada pelo conhecimento, pelas novas mídias, e a EaD é uma das modalidades da educação que mais crescem no País, requerendo um olhar mais crítico sobre seus desdobramentos na saúde dos profissionais que com ela trabalham. |
---|