Saúde e trabalho do docente/tutor no ensino a distância: uma análise da produção científica na perspectiva do desenvolvimento humano
Este artigo configura-se um levantamento bibliográfico que se propôs a conhecer a produção científica entre 2009 e 2013, cujo objeto fosse o trabalho do docente/tutor no contexto da Educação a Distância (EaD), focalizando a questão do desenvolvimento humano e eventuais impactos dessa atividade labor...
Principais autores: | Leão , Flor de Liz Pereira, Leão , Marluce Auxiliadora Borges Glaus |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2614 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2614 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-26142014-12-09T15:51:04Z Saúde e trabalho do docente/tutor no ensino a distância: uma análise da produção científica na perspectiva do desenvolvimento humano Leão , Flor de Liz Pereira Leão , Marluce Auxiliadora Borges Glaus Este artigo configura-se um levantamento bibliográfico que se propôs a conhecer a produção científica entre 2009 e 2013, cujo objeto fosse o trabalho do docente/tutor no contexto da Educação a Distância (EaD), focalizando a questão do desenvolvimento humano e eventuais impactos dessa atividade laboral sobre a saúde desse profissional. Apresenta as produções encontradas em bases de dados virtuais – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Discute os materiais encontrados no que se refere às suas diferentes abordagens, constatando que os materiais que tratam desse tema ainda são escassos. Não foram encontrados estudos abordando mais especificamente a questão do desenvolvimento humano ou dos impactos das atividades do docente/tutor de EaD à sua saúde. Conclui que essa pequena produção, que ocorria até o ano de 2006, ainda permanece conforme apurado também por outro estudo. Não obstante, vive-se em uma sociedade profundamente influenciada pelo conhecimento, pelas novas mídias, e a EaD é uma das modalidades da educação que mais crescem no País, requerendo um olhar mais crítico sobre seus desdobramentos na saúde dos profissionais que com ela trabalham. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-12-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2614 10.3895/rts.v9n17.2614 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 17 (2013) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 9, n. 17 (2013) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v9n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2614/1720 Direitos autorais 2013 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Leão , Flor de Liz Pereira Leão , Marluce Auxiliadora Borges Glaus |
spellingShingle |
Leão , Flor de Liz Pereira Leão , Marluce Auxiliadora Borges Glaus Saúde e trabalho do docente/tutor no ensino a distância: uma análise da produção científica na perspectiva do desenvolvimento humano |
author_sort |
Leão , Flor de Liz Pereira |
title |
Saúde e trabalho do docente/tutor no ensino a distância: uma análise da produção científica na perspectiva do desenvolvimento humano |
title_short |
Saúde e trabalho do docente/tutor no ensino a distância: uma análise da produção científica na perspectiva do desenvolvimento humano |
title_full |
Saúde e trabalho do docente/tutor no ensino a distância: uma análise da produção científica na perspectiva do desenvolvimento humano |
title_fullStr |
Saúde e trabalho do docente/tutor no ensino a distância: uma análise da produção científica na perspectiva do desenvolvimento humano |
title_full_unstemmed |
Saúde e trabalho do docente/tutor no ensino a distância: uma análise da produção científica na perspectiva do desenvolvimento humano |
title_sort |
saúde e trabalho do docente/tutor no ensino a distância: uma análise da produção científica na perspectiva do desenvolvimento humano |
description |
Este artigo configura-se um levantamento bibliográfico que se propôs a conhecer a produção científica entre 2009 e 2013, cujo objeto fosse o trabalho do docente/tutor no contexto da Educação a Distância (EaD), focalizando a questão do desenvolvimento humano e eventuais impactos dessa atividade laboral sobre a saúde desse profissional. Apresenta as produções encontradas em bases de dados virtuais – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Discute os materiais encontrados no que se refere às suas diferentes abordagens, constatando que os materiais que tratam desse tema ainda são escassos. Não foram encontrados estudos abordando mais especificamente a questão do desenvolvimento humano ou dos impactos das atividades do docente/tutor de EaD à sua saúde. Conclui que essa pequena produção, que ocorria até o ano de 2006, ainda permanece conforme apurado também por outro estudo. Não obstante, vive-se em uma sociedade profundamente influenciada pelo conhecimento, pelas novas mídias, e a EaD é uma das modalidades da educação que mais crescem no País, requerendo um olhar mais crítico sobre seus desdobramentos na saúde dos profissionais que com ela trabalham. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2614 |
_version_ |
1805293591459790848 |
score |
10,814766 |