M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura
Este artigo apresenta uma investigação sobre o uso dos dispositivos móveis (m-learning) no cenário brasileiro. Para tanto, inicia-se com uma discussão sobre o uso do m-learning no contexto educacional, suscitando algumas questões relevantes sobre essa temática, tais como a sua definição, vantagens e...
Principais autores: | Cleophas, Maria das Graças, Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias, Souza, Francislê Neri de, Leão, Marcelo Brito Carneiro |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2752 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-27522016-01-19T10:31:49Z M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura Cleophas, Maria das Graças Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias Souza, Francislê Neri de Leão, Marcelo Brito Carneiro Este artigo apresenta uma investigação sobre o uso dos dispositivos móveis (m-learning) no cenário brasileiro. Para tanto, inicia-se com uma discussão sobre o uso do m-learning no contexto educacional, suscitando algumas questões relevantes sobre essa temática, tais como a sua definição, vantagens e desvantagem sobre a sua integração diante do processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais. Este trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise possui teor qualitativo. Foram utilizados como fonte de pesquisa os periódicos da área de educação. Ao todo, analisaram-se 32 periódicos, sendo encontrados 36 artigos. Estes artigos foram classificados em seis dimensões que emergiram através da análise realizada. Os resultados deste trabalho apontam para uma preocupação mais latente sobre a produção de plataformas de desenvolvimento em apoio às tecnologias móveis e/ou ferramentas, do que para a compreensão fenomenológica sobre o uso dos dispositivos móveis em sala de aula. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) À FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí), pelo apoio na concessão de Bolsa. 2015-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752 10.3895/rbect.v8n4.2752 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752/2544 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Cleophas, Maria das Graças Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias Souza, Francislê Neri de Leão, Marcelo Brito Carneiro |
spellingShingle |
Cleophas, Maria das Graças Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias Souza, Francislê Neri de Leão, Marcelo Brito Carneiro M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura |
author_sort |
Cleophas, Maria das Graças |
title |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura |
title_short |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura |
title_full |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura |
title_fullStr |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura |
title_full_unstemmed |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura |
title_sort |
m-learning e suas múltiplas facetas no contexto educacional: uma revisão da literatura |
description |
Este artigo apresenta uma investigação sobre o uso dos dispositivos móveis (m-learning) no cenário brasileiro. Para tanto, inicia-se com uma discussão sobre o uso do m-learning no contexto educacional, suscitando algumas questões relevantes sobre essa temática, tais como a sua definição, vantagens e desvantagem sobre a sua integração diante do processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais. Este trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise possui teor qualitativo. Foram utilizados como fonte de pesquisa os periódicos da área de educação. Ao todo, analisaram-se 32 periódicos, sendo encontrados 36 artigos. Estes artigos foram classificados em seis dimensões que emergiram através da análise realizada. Os resultados deste trabalho apontam para uma preocupação mais latente sobre a produção de plataformas de desenvolvimento em apoio às tecnologias móveis e/ou ferramentas, do que para a compreensão fenomenológica sobre o uso dos dispositivos móveis em sala de aula. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752 |
_version_ |
1805292111372746752 |
score |
10,814766 |