M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura

Este artigo apresenta uma investigação sobre o uso dos dispositivos móveis (m-learning) no cenário brasileiro. Para tanto, inicia-se com uma discussão sobre o uso do m-learning no contexto educacional, suscitando algumas questões relevantes sobre essa temática, tais como a sua definição, vantagens e...

ver descrição completa

Principais autores: Cleophas, Maria das Graças, Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias, Souza, Francislê Neri de, Leão, Marcelo Brito Carneiro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2752
recordtype ojs
spelling peri-article-27522016-01-19T10:31:49Z M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura Cleophas, Maria das Graças Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias Souza, Francislê Neri de Leão, Marcelo Brito Carneiro Este artigo apresenta uma investigação sobre o uso dos dispositivos móveis (m-learning) no cenário brasileiro. Para tanto, inicia-se com uma discussão sobre o uso do m-learning no contexto educacional, suscitando algumas questões relevantes sobre essa temática, tais como a sua definição, vantagens e desvantagem sobre a sua integração diante do processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais. Este trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise possui teor qualitativo. Foram utilizados como fonte de pesquisa os periódicos da área de educação. Ao todo, analisaram-se 32 periódicos, sendo encontrados 36 artigos. Estes artigos foram classificados em seis dimensões que emergiram através da análise realizada. Os resultados deste trabalho apontam para uma preocupação mais latente sobre a produção de plataformas de desenvolvimento em apoio às tecnologias móveis e/ou ferramentas, do que para a compreensão fenomenológica sobre o uso dos dispositivos móveis em sala de aula. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) À FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí), pelo apoio na concessão de Bolsa. 2015-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752 10.3895/rbect.v8n4.2752 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752/2544 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Cleophas, Maria das Graças
Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Souza, Francislê Neri de
Leão, Marcelo Brito Carneiro
spellingShingle Cleophas, Maria das Graças
Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Souza, Francislê Neri de
Leão, Marcelo Brito Carneiro
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura
author_sort Cleophas, Maria das Graças
title M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura
title_short M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura
title_full M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura
title_fullStr M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura
title_full_unstemmed M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura
title_sort m-learning e suas múltiplas facetas no contexto educacional: uma revisão da literatura
description Este artigo apresenta uma investigação sobre o uso dos dispositivos móveis (m-learning) no cenário brasileiro. Para tanto, inicia-se com uma discussão sobre o uso do m-learning no contexto educacional, suscitando algumas questões relevantes sobre essa temática, tais como a sua definição, vantagens e desvantagem sobre a sua integração diante do processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais. Este trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise possui teor qualitativo. Foram utilizados como fonte de pesquisa os periódicos da área de educação. Ao todo, analisaram-se 32 periódicos, sendo encontrados 36 artigos. Estes artigos foram classificados em seis dimensões que emergiram através da análise realizada. Os resultados deste trabalho apontam para uma preocupação mais latente sobre a produção de plataformas de desenvolvimento em apoio às tecnologias móveis e/ou ferramentas, do que para a compreensão fenomenológica sobre o uso dos dispositivos móveis em sala de aula.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752
_version_ 1805292111372746752
score 10,814766