Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso

Este trabalho tem como propósito de analisar e avaliar a utilização de alguns recursos da Web 2.0, e como esses estão sendo inseridos no ensino das ciências. Apresentamos um estudo sobre uma experiência em que um grupo de alunos trabalhou com algumas ferramentas da Web 2.0 durante uma disciplina de...

ver descrição completa

Principais autores: Leite, Bruno Silva, Leão, Marcelo Brito Carneiro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2790
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2790
recordtype ojs
spelling peri-article-27902016-01-19T10:31:49Z Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso Leite, Bruno Silva Leão, Marcelo Brito Carneiro Este trabalho tem como propósito de analisar e avaliar a utilização de alguns recursos da Web 2.0, e como esses estão sendo inseridos no ensino das ciências. Apresentamos um estudo sobre uma experiência em que um grupo de alunos trabalhou com algumas ferramentas da Web 2.0 durante uma disciplina de Química, envolvendo a temática de ligações Químicas. Nosso objetivo foi de analisar o papel de algumas ferramentas da Web 2.0 e como estas poderiam contribuir para uma aprendizagem ampla e flexível por parte desses usuários. Utilizamos também para fins desta investigação, a observação de um grupo de alunos que não se utilizaram dessas ferramentas, visando uma comparação com o grupo de usuários Web 2.0. Dentre os resultados obtidos, ressaltamos o potencial de ajuda das ferramentas Web 2.0, descrita pelos alunos. Observamos também a importância da incorporação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e da Teoria dos Construtos Pessoais em ambiente Web 2.0 para a construção de uma aprendizagem mais flexível. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq SEMENTE LEUTEQ UFRPE. 2015-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2790 10.3895/rbect.v8n4.2790 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2790/2531 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Leite, Bruno Silva
Leão, Marcelo Brito Carneiro
spellingShingle Leite, Bruno Silva
Leão, Marcelo Brito Carneiro
Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso
author_sort Leite, Bruno Silva
title Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso
title_short Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso
title_full Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso
title_fullStr Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso
title_full_unstemmed Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso
title_sort contribuição da web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso
description Este trabalho tem como propósito de analisar e avaliar a utilização de alguns recursos da Web 2.0, e como esses estão sendo inseridos no ensino das ciências. Apresentamos um estudo sobre uma experiência em que um grupo de alunos trabalhou com algumas ferramentas da Web 2.0 durante uma disciplina de Química, envolvendo a temática de ligações Químicas. Nosso objetivo foi de analisar o papel de algumas ferramentas da Web 2.0 e como estas poderiam contribuir para uma aprendizagem ampla e flexível por parte desses usuários. Utilizamos também para fins desta investigação, a observação de um grupo de alunos que não se utilizaram dessas ferramentas, visando uma comparação com o grupo de usuários Web 2.0. Dentre os resultados obtidos, ressaltamos o potencial de ajuda das ferramentas Web 2.0, descrita pelos alunos. Observamos também a importância da incorporação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e da Teoria dos Construtos Pessoais em ambiente Web 2.0 para a construção de uma aprendizagem mais flexível.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2790
_version_ 1805292111907520512
score 10,814766