Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso
Este trabalho tem como propósito de analisar e avaliar a utilização de alguns recursos da Web 2.0, e como esses estão sendo inseridos no ensino das ciências. Apresentamos um estudo sobre uma experiência em que um grupo de alunos trabalhou com algumas ferramentas da Web 2.0 durante uma disciplina de...
Principais autores: | Leite, Bruno Silva, Leão, Marcelo Brito Carneiro |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2790 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2790 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-27902016-01-19T10:31:49Z Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso Leite, Bruno Silva Leão, Marcelo Brito Carneiro Este trabalho tem como propósito de analisar e avaliar a utilização de alguns recursos da Web 2.0, e como esses estão sendo inseridos no ensino das ciências. Apresentamos um estudo sobre uma experiência em que um grupo de alunos trabalhou com algumas ferramentas da Web 2.0 durante uma disciplina de Química, envolvendo a temática de ligações Químicas. Nosso objetivo foi de analisar o papel de algumas ferramentas da Web 2.0 e como estas poderiam contribuir para uma aprendizagem ampla e flexível por parte desses usuários. Utilizamos também para fins desta investigação, a observação de um grupo de alunos que não se utilizaram dessas ferramentas, visando uma comparação com o grupo de usuários Web 2.0. Dentre os resultados obtidos, ressaltamos o potencial de ajuda das ferramentas Web 2.0, descrita pelos alunos. Observamos também a importância da incorporação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e da Teoria dos Construtos Pessoais em ambiente Web 2.0 para a construção de uma aprendizagem mais flexível. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq SEMENTE LEUTEQ UFRPE. 2015-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2790 10.3895/rbect.v8n4.2790 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2790/2531 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Leite, Bruno Silva Leão, Marcelo Brito Carneiro |
spellingShingle |
Leite, Bruno Silva Leão, Marcelo Brito Carneiro Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso |
author_sort |
Leite, Bruno Silva |
title |
Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso |
title_short |
Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso |
title_full |
Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso |
title_fullStr |
Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso |
title_sort |
contribuição da web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso |
description |
Este trabalho tem como propósito de analisar e avaliar a utilização de alguns recursos da Web 2.0, e como esses estão sendo inseridos no ensino das ciências. Apresentamos um estudo sobre uma experiência em que um grupo de alunos trabalhou com algumas ferramentas da Web 2.0 durante uma disciplina de Química, envolvendo a temática de ligações Químicas. Nosso objetivo foi de analisar o papel de algumas ferramentas da Web 2.0 e como estas poderiam contribuir para uma aprendizagem ampla e flexível por parte desses usuários. Utilizamos também para fins desta investigação, a observação de um grupo de alunos que não se utilizaram dessas ferramentas, visando uma comparação com o grupo de usuários Web 2.0. Dentre os resultados obtidos, ressaltamos o potencial de ajuda das ferramentas Web 2.0, descrita pelos alunos. Observamos também a importância da incorporação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e da Teoria dos Construtos Pessoais em ambiente Web 2.0 para a construção de uma aprendizagem mais flexível. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2790 |
_version_ |
1805292111907520512 |
score |
10,814766 |