Planejamento para a Avaliação e Avaliação para o Replanejamento: Estudo de Caso com uma Sequência Didática sobre Saúde e Alimentação
Planejar sequências didáticas é uma tarefa complexa e que demanda investimento de tempo. Neste artigo relatamos e refletimos sobre a utilização de diferentes formas de avaliação planejadas para uma sequência didática com o tema “Saúde e Alimentação”. Observamos que muitos alunos se sentem desconfort...
Principais autores: | Cirino, Douglas William, Vinturi, Erik Flávio, Nascimento, Vitor Andrade, Xavier, João Paulo de Oliveira, Oliveira, Monique Maia de, Sirius, Esaú, Vieira-Antoniassi, Patrícia, Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2804 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Planejar sequências didáticas é uma tarefa complexa e que demanda investimento de tempo. Neste artigo relatamos e refletimos sobre a utilização de diferentes formas de avaliação planejadas para uma sequência didática com o tema “Saúde e Alimentação”. Observamos que muitos alunos se sentem desconfortáveis quando são submetidos a formas “não tradicionais” de avaliação, demonstrando insegurança em argumentar e expressar suas ideias, além de dificuldade em correlacionar informações. Além disso, é importante que o professor reveja continuamente seu planejamento em relação à avaliação, pois ao longo da aplicação da sequência didática observou-se a necessidade de adequação de aspectos inicialmente planejados. A sequência didática contribuiu para a formação inicial de licenciandos participantes do PIBID – UFABC, dentro de um contexto colaborativo e reflexivo. |
---|