Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem
Objetivou-se identificar as teorias e estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas a partir das perspectivas dos alunos do PEG da Universidade Federal de Santa Maria-RS, com o intuito de contribuir para futuras mudanças no planejamento do Projeto Político Pedagógico do curso.. O instrument...
Principais autores: | Hautrive, Tiffany Prokopp, Viera, Vanessa Bordin |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2806 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2806 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-28062016-12-21T22:21:47Z Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem Hautrive, Tiffany Prokopp Viera, Vanessa Bordin Objetivou-se identificar as teorias e estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas a partir das perspectivas dos alunos do PEG da Universidade Federal de Santa Maria-RS, com o intuito de contribuir para futuras mudanças no planejamento do Projeto Político Pedagógico do curso.. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário constituído de medidas objetivas e subjetivas com questões abertas e fechadas. Constatou-se que 55,55% (n=65) dos alunos matriculados responderam ao questionário. A maioria possui de 20 a 30 anos, do sexo feminino, sua formação atual é de mestrado e a área de formação que prevalece é a ciências agrárias. Acreditam que o ambiente presencial em conjunto com o virtual seria o método mais válido na construção do conhecimento. Como estratégia de ensino preferem a aula expositiva dialogada e a teoria de aprendizagem, a teoria Construtivista de Vygotsky. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-11-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2806 10.3895/rbect.v9n2.2806 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2806/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Hautrive, Tiffany Prokopp Viera, Vanessa Bordin |
spellingShingle |
Hautrive, Tiffany Prokopp Viera, Vanessa Bordin Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem |
author_sort |
Hautrive, Tiffany Prokopp |
title |
Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem |
title_short |
Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem |
title_full |
Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem |
title_sort |
percepção dos alunos do programa de formação de professores para a educação profissional e tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem |
description |
Objetivou-se identificar as teorias e estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas a partir das perspectivas dos alunos do PEG da Universidade Federal de Santa Maria-RS, com o intuito de contribuir para futuras mudanças no planejamento do Projeto Político Pedagógico do curso.. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário constituído de medidas objetivas e subjetivas com questões abertas e fechadas. Constatou-se que 55,55% (n=65) dos alunos matriculados responderam ao questionário. A maioria possui de 20 a 30 anos, do sexo feminino, sua formação atual é de mestrado e a área de formação que prevalece é a ciências agrárias. Acreditam que o ambiente presencial em conjunto com o virtual seria o método mais válido na construção do conhecimento. Como estratégia de ensino preferem a aula expositiva dialogada e a teoria de aprendizagem, a teoria Construtivista de Vygotsky. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2806 |
_version_ |
1805291961495584768 |
score |
10,814766 |