Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem

Objetivou-se identificar as teorias e estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas a partir das perspectivas dos alunos do PEG da Universidade Federal de Santa Maria-RS, com o intuito de contribuir para futuras mudanças no planejamento do Projeto Político Pedagógico do curso.. O instrument...

ver descrição completa

Principais autores: Hautrive, Tiffany Prokopp, Viera, Vanessa Bordin
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2806
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2806
recordtype ojs
spelling peri-article-28062016-12-21T22:21:47Z Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem Hautrive, Tiffany Prokopp Viera, Vanessa Bordin Objetivou-se identificar as teorias e estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas a partir das perspectivas dos alunos do PEG da Universidade Federal de Santa Maria-RS, com o intuito de contribuir para futuras mudanças no planejamento do Projeto Político Pedagógico do curso.. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário constituído de medidas objetivas e subjetivas com questões abertas e fechadas. Constatou-se que 55,55% (n=65) dos alunos matriculados responderam ao questionário. A maioria possui de 20 a 30 anos, do sexo feminino, sua formação atual é de mestrado e a área de formação que prevalece é a ciências agrárias. Acreditam que o ambiente presencial em conjunto com o virtual seria o método mais válido na construção do conhecimento. Como estratégia de ensino preferem a aula expositiva dialogada e a teoria de aprendizagem, a teoria Construtivista de Vygotsky. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-11-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2806 10.3895/rbect.v9n2.2806 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2806/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Hautrive, Tiffany Prokopp
Viera, Vanessa Bordin
spellingShingle Hautrive, Tiffany Prokopp
Viera, Vanessa Bordin
Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem
author_sort Hautrive, Tiffany Prokopp
title Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem
title_short Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem
title_full Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem
title_fullStr Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Percepção dos alunos do Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem
title_sort percepção dos alunos do programa de formação de professores para a educação profissional e tecnológica sobre as estratégias e teorias de ensino-aprendizagem
description Objetivou-se identificar as teorias e estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas a partir das perspectivas dos alunos do PEG da Universidade Federal de Santa Maria-RS, com o intuito de contribuir para futuras mudanças no planejamento do Projeto Político Pedagógico do curso.. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário constituído de medidas objetivas e subjetivas com questões abertas e fechadas. Constatou-se que 55,55% (n=65) dos alunos matriculados responderam ao questionário. A maioria possui de 20 a 30 anos, do sexo feminino, sua formação atual é de mestrado e a área de formação que prevalece é a ciências agrárias. Acreditam que o ambiente presencial em conjunto com o virtual seria o método mais válido na construção do conhecimento. Como estratégia de ensino preferem a aula expositiva dialogada e a teoria de aprendizagem, a teoria Construtivista de Vygotsky.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2806
_version_ 1805291961495584768
score 10,814766