O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando?

Este estudo refere-se à uma pesquisa desenvolvida numa escola na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, com normalistas. A partir do questionamento sobre as práticas avaliativas no Ensino de Ciências, buscou-se compreender a concepção de avaliação das participantes da pesquisa por meio de questionár...

ver descrição completa

Principais autores: Nascimento, Lucilene Aparecida e Lima do, Rôças, Giselle
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2820
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2820
recordtype ojs
spelling peri-article-28202016-09-05T18:22:28Z O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando? Nascimento, Lucilene Aparecida e Lima do Rôças, Giselle Este estudo refere-se à uma pesquisa desenvolvida numa escola na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, com normalistas. A partir do questionamento sobre as práticas avaliativas no Ensino de Ciências, buscou-se compreender a concepção de avaliação das participantes da pesquisa por meio de questionários e entrevistas, elementos utilizados como instrumentos de coleta de dados. Esta pesquisa traz uma abordagem qualitativa da análise desses dados, assumindo a pesquisa-ação como o fio condutor da metodologia. A análise evidencia o nó na avaliação do ensino de ciências e busca despertar a conscientização, reflexão e ação dos professores, pesquisadores da área e todos os que acreditam que é possível melhorar o ensino em ciências, a partir da formação inicial de professoras em nível médio, e combatendo a deformação e/ou conformação para desatar esse nó.Palavras-chave: avaliação, ensino em ciências, formação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2016-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2820 10.3895/rbect.v9n1.2820 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2820/2972 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Nascimento, Lucilene Aparecida e Lima do
Rôças, Giselle
spellingShingle Nascimento, Lucilene Aparecida e Lima do
Rôças, Giselle
O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando?
author_sort Nascimento, Lucilene Aparecida e Lima do
title O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando?
title_short O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando?
title_full O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando?
title_fullStr O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando?
title_full_unstemmed O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando?
title_sort o nó da avaliação em ciências: formando, deformando ou conformando?
description Este estudo refere-se à uma pesquisa desenvolvida numa escola na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, com normalistas. A partir do questionamento sobre as práticas avaliativas no Ensino de Ciências, buscou-se compreender a concepção de avaliação das participantes da pesquisa por meio de questionários e entrevistas, elementos utilizados como instrumentos de coleta de dados. Esta pesquisa traz uma abordagem qualitativa da análise desses dados, assumindo a pesquisa-ação como o fio condutor da metodologia. A análise evidencia o nó na avaliação do ensino de ciências e busca despertar a conscientização, reflexão e ação dos professores, pesquisadores da área e todos os que acreditam que é possível melhorar o ensino em ciências, a partir da formação inicial de professoras em nível médio, e combatendo a deformação e/ou conformação para desatar esse nó.Palavras-chave: avaliação, ensino em ciências, formação.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2820
_version_ 1805291735770726400
score 10,814766