O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando?
Este estudo refere-se à uma pesquisa desenvolvida numa escola na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, com normalistas. A partir do questionamento sobre as práticas avaliativas no Ensino de Ciências, buscou-se compreender a concepção de avaliação das participantes da pesquisa por meio de questionár...
Principais autores: | Nascimento, Lucilene Aparecida e Lima do, Rôças, Giselle |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2820 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2820 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-28202016-09-05T18:22:28Z O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando? Nascimento, Lucilene Aparecida e Lima do Rôças, Giselle Este estudo refere-se à uma pesquisa desenvolvida numa escola na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, com normalistas. A partir do questionamento sobre as práticas avaliativas no Ensino de Ciências, buscou-se compreender a concepção de avaliação das participantes da pesquisa por meio de questionários e entrevistas, elementos utilizados como instrumentos de coleta de dados. Esta pesquisa traz uma abordagem qualitativa da análise desses dados, assumindo a pesquisa-ação como o fio condutor da metodologia. A análise evidencia o nó na avaliação do ensino de ciências e busca despertar a conscientização, reflexão e ação dos professores, pesquisadores da área e todos os que acreditam que é possível melhorar o ensino em ciências, a partir da formação inicial de professoras em nível médio, e combatendo a deformação e/ou conformação para desatar esse nó.Palavras-chave: avaliação, ensino em ciências, formação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES 2016-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2820 10.3895/rbect.v9n1.2820 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2820/2972 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Nascimento, Lucilene Aparecida e Lima do Rôças, Giselle |
spellingShingle |
Nascimento, Lucilene Aparecida e Lima do Rôças, Giselle O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando? |
author_sort |
Nascimento, Lucilene Aparecida e Lima do |
title |
O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando? |
title_short |
O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando? |
title_full |
O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando? |
title_fullStr |
O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando? |
title_full_unstemmed |
O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando? |
title_sort |
o nó da avaliação em ciências: formando, deformando ou conformando? |
description |
Este estudo refere-se à uma pesquisa desenvolvida numa escola na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, com normalistas. A partir do questionamento sobre as práticas avaliativas no Ensino de Ciências, buscou-se compreender a concepção de avaliação das participantes da pesquisa por meio de questionários e entrevistas, elementos utilizados como instrumentos de coleta de dados. Esta pesquisa traz uma abordagem qualitativa da análise desses dados, assumindo a pesquisa-ação como o fio condutor da metodologia. A análise evidencia o nó na avaliação do ensino de ciências e busca despertar a conscientização, reflexão e ação dos professores, pesquisadores da área e todos os que acreditam que é possível melhorar o ensino em ciências, a partir da formação inicial de professoras em nível médio, e combatendo a deformação e/ou conformação para desatar esse nó.Palavras-chave: avaliação, ensino em ciências, formação. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2820 |
_version_ |
1805291735770726400 |
score |
10,814766 |