A influência do financiamento público não reembolsável na estratégia de inovação - um estudo de caso em uma empresa do setor de componentes para calçados no Vale dos Sinos - RS

O estudo tem como objetivo analisar o financiamento público não reembolsável e a sua influência na decisão estratégica de inovar em uma empresa do setor de componentes para calçados. Foram levantados os principais mecanismos para incentivar a inovação no Brasil e ações para facilitar o acesso de rec...

ver descrição completa

Principais autores: Costa, Rogério Santos da, Puffal, Clair Wingert, Puffal, Daniel Pedro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2860
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar o financiamento público não reembolsável e a sua influência na decisão estratégica de inovar em uma empresa do setor de componentes para calçados. Foram levantados os principais mecanismos para incentivar a inovação no Brasil e ações para facilitar o acesso de recursos pelas empresas. Por meio de um estudo de caso, coletou-se os dados de uma empresa do setor de componentes para calçados, cuja análise indicou que o financiamento não reembolsável à inovação, mesmo em uma empresa de um setor maduro e pouco inovativo, levou a empresa a interagir com universidades, gerou novos produtos, patentes, atuação em novos mercados, aumento dos níveis de produção e lucro, além da instalação de sua área de P&D em um parque tecnológico.