Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de Matemática

Este artigo objetiva discutir a atratividade da carreira docente pela ótica de alunos do 3º ano do ensino médio, especialmente sobre ser professor de Matemática. Utilizando-se como instrumento um questionário com questões abertas e fechadas, buscou-se obter dados quantitativos a respeito das intençõ...

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Principais autores: Fillos, Leoni Malinoski, Zen, Priscila Dombrovski, Caetano, Joyce Jaquelinne
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2879
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spelling peri-article-28792016-12-21T22:21:47Z Profissão docente: aspirações de estudantes do ensino médio sobre ser professor de Matemática Fillos, Leoni Malinoski Zen, Priscila Dombrovski Caetano, Joyce Jaquelinne Este artigo objetiva discutir a atratividade da carreira docente pela ótica de alunos do 3º ano do ensino médio, especialmente sobre ser professor de Matemática. Utilizando-se como instrumento um questionário com questões abertas e fechadas, buscou-se obter dados quantitativos a respeito das intenções profissionais de estudantes de cinco colégios de um município do Paraná e dados qualitativos sobre os motivos e influências que levaram esses estudantes a desejar ou não a carreira docente. Os dados indicam que os estudantes consideram a profissão docente importante e de muita responsabilidade, porém, a grande maioria não tem a intenção de seguir a carreira de professor, devido à falta de atratividade da profissão. Sobre o desígnio de ser professor de Matemática, o número é praticamente irrisório e as justificativas se resumem em não gostar da disciplina, ter muita dificuldade na assimilação dos conteúdos e não ver sentido do que aprendem na matemática escolar. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-11-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2879 10.3895/rbect.v9n2.2879 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2879/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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