Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
Este artigo apresenta um estudo sobre certos antecedentes etimológicos que fundamentam um solo epistemológico relevante para o ensino de Engenharia. Para tal, é apresentada a articulação dos termos gregos techné, lógos e métis para argumentar que a formação atual dos engenheiros enfatiza a formação...
Autor principal: | Aravena-Reyes, José |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2950 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-29502017-03-06T18:39:23Z Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis Aravena-Reyes, José Este artigo apresenta um estudo sobre certos antecedentes etimológicos que fundamentam um solo epistemológico relevante para o ensino de Engenharia. Para tal, é apresentada a articulação dos termos gregos techné, lógos e métis para argumentar que a formação atual dos engenheiros enfatiza a formação científica, ao mesmo tempo em que dedica pouco esforço em desenvolver o pensamento inventivo, elemento chave para o desenvolvimento de competências para o processo criativo dos engenheiros. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950 10.3895/rbect.v9n3.2950 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Aravena-Reyes, José |
spellingShingle |
Aravena-Reyes, José Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis |
author_sort |
Aravena-Reyes, José |
title |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis |
title_short |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis |
title_full |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis |
title_fullStr |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis |
title_full_unstemmed |
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis |
title_sort |
filosofia e ensino de engenharia: a relação techné, lógos e métis |
description |
Este artigo apresenta um estudo sobre certos antecedentes etimológicos que fundamentam um solo epistemológico relevante para o ensino de Engenharia. Para tal, é apresentada a articulação dos termos gregos techné, lógos e métis para argumentar que a formação atual dos engenheiros enfatiza a formação científica, ao mesmo tempo em que dedica pouco esforço em desenvolver o pensamento inventivo, elemento chave para o desenvolvimento de competências para o processo criativo dos engenheiros. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950 |
_version_ |
1805291963104100352 |
score |
10,814766 |