Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis

Este artigo apresenta um estudo sobre certos antecedentes etimológicos que fundamentam um solo epistemológico relevante para o ensino de Engenharia. Para tal, é apresentada a articulação dos termos gregos techné, lógos e métis para argumentar que a formação atual dos engenheiros enfatiza a formação...

ver descrição completa

Autor principal: Aravena-Reyes, José
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2950
recordtype ojs
spelling peri-article-29502017-03-06T18:39:23Z Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis Aravena-Reyes, José Este artigo apresenta um estudo sobre certos antecedentes etimológicos que fundamentam um solo epistemológico relevante para o ensino de Engenharia. Para tal, é apresentada a articulação dos termos gregos techné, lógos e métis para argumentar que a formação atual dos engenheiros enfatiza a formação científica, ao mesmo tempo em que dedica pouco esforço em desenvolver o pensamento inventivo, elemento chave para o desenvolvimento de competências para o processo criativo dos engenheiros.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-12-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950 10.3895/rbect.v9n3.2950 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Aravena-Reyes, José
spellingShingle Aravena-Reyes, José
Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
author_sort Aravena-Reyes, José
title Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
title_short Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
title_full Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
title_fullStr Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
title_full_unstemmed Filosofia e Ensino de Engenharia: a Relação Techné, Lógos e Métis
title_sort filosofia e ensino de engenharia: a relação techné, lógos e métis
description Este artigo apresenta um estudo sobre certos antecedentes etimológicos que fundamentam um solo epistemológico relevante para o ensino de Engenharia. Para tal, é apresentada a articulação dos termos gregos techné, lógos e métis para argumentar que a formação atual dos engenheiros enfatiza a formação científica, ao mesmo tempo em que dedica pouco esforço em desenvolver o pensamento inventivo, elemento chave para o desenvolvimento de competências para o processo criativo dos engenheiros. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2950
_version_ 1805291963104100352
score 10,814766