A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros

Neste trabalho são apresentados dados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica presente em seis periódicos brasileiros, referente à Formação de Professores de Ciências voltadas para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, no período entre 2004 a 2013. O objetivo foi avaliar co...

ver descrição completa

Principais autores: Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata, do Rego Barros Bello, Maria Elvira, Siqueira, Maxwell Roger da Purificação
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2955
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2955
recordtype ojs
spelling peri-article-29552015-08-03T14:14:31Z A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata do Rego Barros Bello, Maria Elvira Siqueira, Maxwell Roger da Purificação Neste trabalho são apresentados dados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica presente em seis periódicos brasileiros, referente à Formação de Professores de Ciências voltadas para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, no período entre 2004 a 2013. O objetivo foi avaliar como essa formação tem sido difundida e abordada nas Séries Inicias, e verificar sua relevância nas pesquisas acadêmicas publicadas nos periódicos analisados, nos últimos 10 anos. A partir dos títulos, resumos e metodologias analisadas, foi possível verificar a modalidade de Ensino para a qual a formação estava sendo direcionada e as características metodológicas particulares de cada grupo formador. Dessa forma, dentre os seis periódicos analisados, foi encontrado um total de 1583 artigos, dos quais apenas 11 foram direcionados para a Formação de Professores nas Séries Iniciais, dentre esse total, quatro foram analisados e suas principais características foram descritas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2955 10.3895/rbect.v8n2.2955 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2955/1987 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata
do Rego Barros Bello, Maria Elvira
Siqueira, Maxwell Roger da Purificação
spellingShingle Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata
do Rego Barros Bello, Maria Elvira
Siqueira, Maxwell Roger da Purificação
A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
author_sort Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata
title A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
title_short A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
title_full A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
title_fullStr A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
title_full_unstemmed A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
title_sort formação de professores das séries iniciais e sua relação com o ensino e aprendizagem: uma revisão em periódicos brasileiros
description Neste trabalho são apresentados dados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica presente em seis periódicos brasileiros, referente à Formação de Professores de Ciências voltadas para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, no período entre 2004 a 2013. O objetivo foi avaliar como essa formação tem sido difundida e abordada nas Séries Inicias, e verificar sua relevância nas pesquisas acadêmicas publicadas nos periódicos analisados, nos últimos 10 anos. A partir dos títulos, resumos e metodologias analisadas, foi possível verificar a modalidade de Ensino para a qual a formação estava sendo direcionada e as características metodológicas particulares de cada grupo formador. Dessa forma, dentre os seis periódicos analisados, foi encontrado um total de 1583 artigos, dos quais apenas 11 foram direcionados para a Formação de Professores nas Séries Iniciais, dentre esse total, quatro foram analisados e suas principais características foram descritas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2955
_version_ 1805292042565189632
score 10,814766