A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros
Neste trabalho são apresentados dados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica presente em seis periódicos brasileiros, referente à Formação de Professores de Ciências voltadas para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, no período entre 2004 a 2013. O objetivo foi avaliar co...
Principais autores: | Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata, do Rego Barros Bello, Maria Elvira, Siqueira, Maxwell Roger da Purificação |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2955 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2955 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-29552015-08-03T14:14:31Z A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata do Rego Barros Bello, Maria Elvira Siqueira, Maxwell Roger da Purificação Neste trabalho são apresentados dados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica presente em seis periódicos brasileiros, referente à Formação de Professores de Ciências voltadas para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, no período entre 2004 a 2013. O objetivo foi avaliar como essa formação tem sido difundida e abordada nas Séries Inicias, e verificar sua relevância nas pesquisas acadêmicas publicadas nos periódicos analisados, nos últimos 10 anos. A partir dos títulos, resumos e metodologias analisadas, foi possível verificar a modalidade de Ensino para a qual a formação estava sendo direcionada e as características metodológicas particulares de cada grupo formador. Dessa forma, dentre os seis periódicos analisados, foi encontrado um total de 1583 artigos, dos quais apenas 11 foram direcionados para a Formação de Professores nas Séries Iniciais, dentre esse total, quatro foram analisados e suas principais características foram descritas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2955 10.3895/rbect.v8n2.2955 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2955/1987 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata do Rego Barros Bello, Maria Elvira Siqueira, Maxwell Roger da Purificação |
spellingShingle |
Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata do Rego Barros Bello, Maria Elvira Siqueira, Maxwell Roger da Purificação A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros |
author_sort |
Felix de Carvalho Lima, Luiza Renata |
title |
A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros |
title_short |
A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros |
title_full |
A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros |
title_fullStr |
A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros |
title_full_unstemmed |
A Formação de Professores das Séries Iniciais e sua Relação com o Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão em Periódicos Brasileiros |
title_sort |
formação de professores das séries iniciais e sua relação com o ensino e aprendizagem: uma revisão em periódicos brasileiros |
description |
Neste trabalho são apresentados dados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica presente em seis periódicos brasileiros, referente à Formação de Professores de Ciências voltadas para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, no período entre 2004 a 2013. O objetivo foi avaliar como essa formação tem sido difundida e abordada nas Séries Inicias, e verificar sua relevância nas pesquisas acadêmicas publicadas nos periódicos analisados, nos últimos 10 anos. A partir dos títulos, resumos e metodologias analisadas, foi possível verificar a modalidade de Ensino para a qual a formação estava sendo direcionada e as características metodológicas particulares de cada grupo formador. Dessa forma, dentre os seis periódicos analisados, foi encontrado um total de 1583 artigos, dos quais apenas 11 foram direcionados para a Formação de Professores nas Séries Iniciais, dentre esse total, quatro foram analisados e suas principais características foram descritas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2955 |
_version_ |
1805292042565189632 |
score |
10,814766 |