Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica

Nesta investigação, o ensino de alguns tópicos da óptica foi repensado relacionando ciência e arte, entendidas como expressões humanas inseparáveis e instrumentos de compreensão do mundo. Foi desenvolvida uma unidade didática envolvendo conceitos da óptica geométrica no ensino médio, norteada pela p...

ver descrição completa

Principais autores: da Silva, Milene Dutra, de Freitas, Mário Sérgio Teixeira, Miquelin, Awdry Feisser
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2968
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2968
recordtype ojs
spelling peri-article-29682015-08-03T14:14:31Z Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica da Silva, Milene Dutra de Freitas, Mário Sérgio Teixeira Miquelin, Awdry Feisser Nesta investigação, o ensino de alguns tópicos da óptica foi repensado relacionando ciência e arte, entendidas como expressões humanas inseparáveis e instrumentos de compreensão do mundo. Foi desenvolvida uma unidade didática envolvendo conceitos da óptica geométrica no ensino médio, norteada pela pedagogia dialógico-problematizadora de Paulo Freire, e aplicada em três colégios estaduais em Curitiba. O tema gerador foi a Arte Urbana, presente no universo dos nossos educandos. A discussão gerada abordou o conceito de Ciência e na problematização utilizou-se a tela “An Experiment on a Bird in the Air Pump” (1766), de Joseph Wright of Derby. A estratégia de pesquisa foi do tipo observação participante e o tratamento de dados pelo método comparativo constante. Os dados foram obtidos no estilo cooperativo e a categoria geral definida para análise foi a das “Perspectivas tidas pelos sujeitos”, consoante com a concepção freiriana de educação centrada nos sujeitos envolvidos e suas vivências. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2968 10.3895/rbect.v8n2.2968 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2968/2052 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author da Silva, Milene Dutra
de Freitas, Mário Sérgio Teixeira
Miquelin, Awdry Feisser
spellingShingle da Silva, Milene Dutra
de Freitas, Mário Sérgio Teixeira
Miquelin, Awdry Feisser
Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
author_sort da Silva, Milene Dutra
title Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
title_short Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
title_full Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
title_fullStr Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
title_full_unstemmed Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
title_sort algumas possibilidades de interação entre arte urbana, joseph wright e o ensino de Óptica
description Nesta investigação, o ensino de alguns tópicos da óptica foi repensado relacionando ciência e arte, entendidas como expressões humanas inseparáveis e instrumentos de compreensão do mundo. Foi desenvolvida uma unidade didática envolvendo conceitos da óptica geométrica no ensino médio, norteada pela pedagogia dialógico-problematizadora de Paulo Freire, e aplicada em três colégios estaduais em Curitiba. O tema gerador foi a Arte Urbana, presente no universo dos nossos educandos. A discussão gerada abordou o conceito de Ciência e na problematização utilizou-se a tela “An Experiment on a Bird in the Air Pump” (1766), de Joseph Wright of Derby. A estratégia de pesquisa foi do tipo observação participante e o tratamento de dados pelo método comparativo constante. Os dados foram obtidos no estilo cooperativo e a categoria geral definida para análise foi a das “Perspectivas tidas pelos sujeitos”, consoante com a concepção freiriana de educação centrada nos sujeitos envolvidos e suas vivências.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2968
_version_ 1805291895391256576
score 10,814766