Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
Nesta investigação, o ensino de alguns tópicos da óptica foi repensado relacionando ciência e arte, entendidas como expressões humanas inseparáveis e instrumentos de compreensão do mundo. Foi desenvolvida uma unidade didática envolvendo conceitos da óptica geométrica no ensino médio, norteada pela p...
Principais autores: | da Silva, Milene Dutra, de Freitas, Mário Sérgio Teixeira, Miquelin, Awdry Feisser |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2968 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2968 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-29682015-08-03T14:14:31Z Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica da Silva, Milene Dutra de Freitas, Mário Sérgio Teixeira Miquelin, Awdry Feisser Nesta investigação, o ensino de alguns tópicos da óptica foi repensado relacionando ciência e arte, entendidas como expressões humanas inseparáveis e instrumentos de compreensão do mundo. Foi desenvolvida uma unidade didática envolvendo conceitos da óptica geométrica no ensino médio, norteada pela pedagogia dialógico-problematizadora de Paulo Freire, e aplicada em três colégios estaduais em Curitiba. O tema gerador foi a Arte Urbana, presente no universo dos nossos educandos. A discussão gerada abordou o conceito de Ciência e na problematização utilizou-se a tela “An Experiment on a Bird in the Air Pump” (1766), de Joseph Wright of Derby. A estratégia de pesquisa foi do tipo observação participante e o tratamento de dados pelo método comparativo constante. Os dados foram obtidos no estilo cooperativo e a categoria geral definida para análise foi a das “Perspectivas tidas pelos sujeitos”, consoante com a concepção freiriana de educação centrada nos sujeitos envolvidos e suas vivências. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2968 10.3895/rbect.v8n2.2968 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2968/2052 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
da Silva, Milene Dutra de Freitas, Mário Sérgio Teixeira Miquelin, Awdry Feisser |
spellingShingle |
da Silva, Milene Dutra de Freitas, Mário Sérgio Teixeira Miquelin, Awdry Feisser Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica |
author_sort |
da Silva, Milene Dutra |
title |
Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica |
title_short |
Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica |
title_full |
Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica |
title_fullStr |
Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica |
title_full_unstemmed |
Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica |
title_sort |
algumas possibilidades de interação entre arte urbana, joseph wright e o ensino de Óptica |
description |
Nesta investigação, o ensino de alguns tópicos da óptica foi repensado relacionando ciência e arte, entendidas como expressões humanas inseparáveis e instrumentos de compreensão do mundo. Foi desenvolvida uma unidade didática envolvendo conceitos da óptica geométrica no ensino médio, norteada pela pedagogia dialógico-problematizadora de Paulo Freire, e aplicada em três colégios estaduais em Curitiba. O tema gerador foi a Arte Urbana, presente no universo dos nossos educandos. A discussão gerada abordou o conceito de Ciência e na problematização utilizou-se a tela “An Experiment on a Bird in the Air Pump” (1766), de Joseph Wright of Derby. A estratégia de pesquisa foi do tipo observação participante e o tratamento de dados pelo método comparativo constante. Os dados foram obtidos no estilo cooperativo e a categoria geral definida para análise foi a das “Perspectivas tidas pelos sujeitos”, consoante com a concepção freiriana de educação centrada nos sujeitos envolvidos e suas vivências. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2968 |
_version_ |
1805291895391256576 |
score |
10,814766 |