A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração

Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado e que possui envolvimento na pesquisa que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor durante o curso de doutorado. Trata-se de uma investigação realizada no Ensino Superior sobre Educação Estatística e o uso de...

ver descrição completa

Principais autores: Schimiguel, Juliano, Silva, Josney Freitas
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2969
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado e que possui envolvimento na pesquisa que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor durante o curso de doutorado. Trata-se de uma investigação realizada no Ensino Superior sobre Educação Estatística e o uso de recursos tecnológicos, neste caso, da Calculadora Financeira HP-12C. A investigação se desenvolveu em duas turmas do curso de Administração em uma universidade pública do Estado de Minas Gerais e teve como objetivo utilizar a Calculadora Financeira HP-12C no desenvolvimento da Educação Estatística no Ensino Superior. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados constituíram-se dos protocolos dos alunos em dois momentos distintos, um Simulado em grupo e uma Prova individual. O referencial teórico aporta-se em Albergaria e Ponte (2008), Melo (2008), Guinther (2009) quanto à utilização de calculadoras no ensino; Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), Silva (2014), Campos, Wodewotzki e Jacobini (2011) quanto a Educação Estatística, entre outros. Os resultados apresentados são satisfatórios em relação à mobilização dos conhecimentos apresentados pelos estudantes principalmente quanto à interpretação dos resultados obtidos na resolução dos exercícios.