A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração
Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado e que possui envolvimento na pesquisa que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor durante o curso de doutorado. Trata-se de uma investigação realizada no Ensino Superior sobre Educação Estatística e o uso de...
Principais autores: | Schimiguel, Juliano, Silva, Josney Freitas |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2969 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2969 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-29692015-08-03T14:14:31Z A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração Schimiguel, Juliano Silva, Josney Freitas Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado e que possui envolvimento na pesquisa que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor durante o curso de doutorado. Trata-se de uma investigação realizada no Ensino Superior sobre Educação Estatística e o uso de recursos tecnológicos, neste caso, da Calculadora Financeira HP-12C. A investigação se desenvolveu em duas turmas do curso de Administração em uma universidade pública do Estado de Minas Gerais e teve como objetivo utilizar a Calculadora Financeira HP-12C no desenvolvimento da Educação Estatística no Ensino Superior. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados constituíram-se dos protocolos dos alunos em dois momentos distintos, um Simulado em grupo e uma Prova individual. O referencial teórico aporta-se em Albergaria e Ponte (2008), Melo (2008), Guinther (2009) quanto à utilização de calculadoras no ensino; Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), Silva (2014), Campos, Wodewotzki e Jacobini (2011) quanto a Educação Estatística, entre outros. Os resultados apresentados são satisfatórios em relação à mobilização dos conhecimentos apresentados pelos estudantes principalmente quanto à interpretação dos resultados obtidos na resolução dos exercícios. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2969 10.3895/rbect.v8n2.2969 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2969/2054 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Schimiguel, Juliano Silva, Josney Freitas |
spellingShingle |
Schimiguel, Juliano Silva, Josney Freitas A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração |
author_sort |
Schimiguel, Juliano |
title |
A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração |
title_short |
A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração |
title_full |
A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração |
title_fullStr |
A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração |
title_full_unstemmed |
A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração |
title_sort |
calculadora financeira hp-12c como ferramenta para o ensino de estatística em um curso de administração |
description |
Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado e que possui envolvimento na pesquisa que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor durante o curso de doutorado. Trata-se de uma investigação realizada no Ensino Superior sobre Educação Estatística e o uso de recursos tecnológicos, neste caso, da Calculadora Financeira HP-12C. A investigação se desenvolveu em duas turmas do curso de Administração em uma universidade pública do Estado de Minas Gerais e teve como objetivo utilizar a Calculadora Financeira HP-12C no desenvolvimento da Educação Estatística no Ensino Superior. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados constituíram-se dos protocolos dos alunos em dois momentos distintos, um Simulado em grupo e uma Prova individual. O referencial teórico aporta-se em Albergaria e Ponte (2008), Melo (2008), Guinther (2009) quanto à utilização de calculadoras no ensino; Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), Silva (2014), Campos, Wodewotzki e Jacobini (2011) quanto a Educação Estatística, entre outros. Os resultados apresentados são satisfatórios em relação à mobilização dos conhecimentos apresentados pelos estudantes principalmente quanto à interpretação dos resultados obtidos na resolução dos exercícios. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2969 |
_version_ |
1805291737698009088 |
score |
10,814766 |