A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração

Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado e que possui envolvimento na pesquisa que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor durante o curso de doutorado. Trata-se de uma investigação realizada no Ensino Superior sobre Educação Estatística e o uso de...

ver descrição completa

Principais autores: Schimiguel, Juliano, Silva, Josney Freitas
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2969
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2969
recordtype ojs
spelling peri-article-29692015-08-03T14:14:31Z A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração Schimiguel, Juliano Silva, Josney Freitas Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado e que possui envolvimento na pesquisa que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor durante o curso de doutorado. Trata-se de uma investigação realizada no Ensino Superior sobre Educação Estatística e o uso de recursos tecnológicos, neste caso, da Calculadora Financeira HP-12C. A investigação se desenvolveu em duas turmas do curso de Administração em uma universidade pública do Estado de Minas Gerais e teve como objetivo utilizar a Calculadora Financeira HP-12C no desenvolvimento da Educação Estatística no Ensino Superior. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados constituíram-se dos protocolos dos alunos em dois momentos distintos, um Simulado em grupo e uma Prova individual. O referencial teórico aporta-se em Albergaria e Ponte (2008), Melo (2008), Guinther (2009) quanto à utilização de calculadoras no ensino; Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), Silva (2014), Campos, Wodewotzki e Jacobini (2011) quanto a Educação Estatística, entre outros. Os resultados apresentados são satisfatórios em relação à mobilização dos conhecimentos apresentados pelos estudantes principalmente quanto à interpretação dos resultados obtidos na resolução dos exercícios. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2969 10.3895/rbect.v8n2.2969 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2969/2054 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Schimiguel, Juliano
Silva, Josney Freitas
spellingShingle Schimiguel, Juliano
Silva, Josney Freitas
A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração
author_sort Schimiguel, Juliano
title A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração
title_short A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração
title_full A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração
title_fullStr A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração
title_full_unstemmed A Calculadora Financeira HP-12C como ferramenta para o Ensino de Estatística em um curso de Administração
title_sort calculadora financeira hp-12c como ferramenta para o ensino de estatística em um curso de administração
description Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado e que possui envolvimento na pesquisa que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor durante o curso de doutorado. Trata-se de uma investigação realizada no Ensino Superior sobre Educação Estatística e o uso de recursos tecnológicos, neste caso, da Calculadora Financeira HP-12C. A investigação se desenvolveu em duas turmas do curso de Administração em uma universidade pública do Estado de Minas Gerais e teve como objetivo utilizar a Calculadora Financeira HP-12C no desenvolvimento da Educação Estatística no Ensino Superior. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa-ação e os instrumentos de coleta de dados constituíram-se dos protocolos dos alunos em dois momentos distintos, um Simulado em grupo e uma Prova individual. O referencial teórico aporta-se em Albergaria e Ponte (2008), Melo (2008), Guinther (2009) quanto à utilização de calculadoras no ensino; Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), Silva (2014), Campos, Wodewotzki e Jacobini (2011) quanto a Educação Estatística, entre outros. Os resultados apresentados são satisfatórios em relação à mobilização dos conhecimentos apresentados pelos estudantes principalmente quanto à interpretação dos resultados obtidos na resolução dos exercícios.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2969
_version_ 1805291737698009088
score 10,814766