Gamification no Ensino de Funções Administrativas
Gamification é um termo surgido há poucas décadas, que se refere à modificar atividades de ensino-aprendizado por meio da introdução de elementos que são próprios de jogos. Essa estratégia busca tratar aspectos como perda de interesse dos alunos, baixa motivação e pouca participação na aula. As modi...
Principais autores: | Santos, Gesinaldo, Koscianski, André |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2984 |
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Resumo: |
Gamification é um termo surgido há poucas décadas, que se refere à modificar atividades de ensino-aprendizado por meio da introdução de elementos que são próprios de jogos. Essa estratégia busca tratar aspectos como perda de interesse dos alunos, baixa motivação e pouca participação na aula. As modificações efetuadas em sala procuram dar um caráter lúdico às atividades, sem perder o foco nos objetivos didáticos. Existe uma literatura crescente sobre o assunto, mas ainda faltam exemplos de aplicação, sobretudo porque a adaptação de uma atividade depende de conteúdo e público alvo. Este artigo apresenta uma visão geral sobre o assunto e um modelo de gamification disponível na literatura, que pode ser aplicado a diferentes situações. Esse modelo foi empregado na disciplina de teoria da administração em um curso superior; é apresentado todo o planejamento da atividade e sua realização, bem como os resultados gerais e impressões manifestadas pelos alunos. |
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