Gamification no Ensino de Funções Administrativas

Gamification é um termo surgido há poucas décadas, que se refere à modificar atividades de ensino-aprendizado por meio da introdução de elementos que são próprios de jogos. Essa estratégia busca tratar aspectos como perda de interesse dos alunos, baixa motivação e pouca participação na aula. As modi...

ver descrição completa

Principais autores: Santos, Gesinaldo, Koscianski, André
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2984
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2984
recordtype ojs
spelling peri-article-29842015-08-03T14:14:31Z Gamification no Ensino de Funções Administrativas Santos, Gesinaldo Koscianski, André Gamification é um termo surgido há poucas décadas, que se refere à modificar atividades de ensino-aprendizado por meio da introdução de elementos que são próprios de jogos. Essa estratégia busca tratar aspectos como perda de interesse dos alunos, baixa motivação e pouca participação na aula. As modificações efetuadas em sala procuram dar um caráter lúdico às atividades, sem perder o foco nos objetivos didáticos. Existe uma literatura crescente sobre o assunto, mas ainda faltam exemplos de aplicação, sobretudo porque a adaptação de uma atividade depende de conteúdo e público alvo. Este artigo apresenta uma visão geral sobre o assunto e um modelo de gamification disponível na literatura, que pode ser aplicado a diferentes situações. Esse modelo foi empregado na disciplina de teoria da administração em um curso superior; é apresentado todo o planejamento da atividade e sua realização, bem como os resultados gerais e impressões manifestadas pelos alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2984 10.3895/rbect.v8n2.2984 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2984/2066 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Santos, Gesinaldo
Koscianski, André
spellingShingle Santos, Gesinaldo
Koscianski, André
Gamification no Ensino de Funções Administrativas
author_sort Santos, Gesinaldo
title Gamification no Ensino de Funções Administrativas
title_short Gamification no Ensino de Funções Administrativas
title_full Gamification no Ensino de Funções Administrativas
title_fullStr Gamification no Ensino de Funções Administrativas
title_full_unstemmed Gamification no Ensino de Funções Administrativas
title_sort gamification no ensino de funções administrativas
description Gamification é um termo surgido há poucas décadas, que se refere à modificar atividades de ensino-aprendizado por meio da introdução de elementos que são próprios de jogos. Essa estratégia busca tratar aspectos como perda de interesse dos alunos, baixa motivação e pouca participação na aula. As modificações efetuadas em sala procuram dar um caráter lúdico às atividades, sem perder o foco nos objetivos didáticos. Existe uma literatura crescente sobre o assunto, mas ainda faltam exemplos de aplicação, sobretudo porque a adaptação de uma atividade depende de conteúdo e público alvo. Este artigo apresenta uma visão geral sobre o assunto e um modelo de gamification disponível na literatura, que pode ser aplicado a diferentes situações. Esse modelo foi empregado na disciplina de teoria da administração em um curso superior; é apresentado todo o planejamento da atividade e sua realização, bem como os resultados gerais e impressões manifestadas pelos alunos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2984
_version_ 1805291965421453312
score 10,814766