Gamification no Ensino de Funções Administrativas
Gamification é um termo surgido há poucas décadas, que se refere à modificar atividades de ensino-aprendizado por meio da introdução de elementos que são próprios de jogos. Essa estratégia busca tratar aspectos como perda de interesse dos alunos, baixa motivação e pouca participação na aula. As modi...
Principais autores: | Santos, Gesinaldo, Koscianski, André |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2984 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2984 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-29842015-08-03T14:14:31Z Gamification no Ensino de Funções Administrativas Santos, Gesinaldo Koscianski, André Gamification é um termo surgido há poucas décadas, que se refere à modificar atividades de ensino-aprendizado por meio da introdução de elementos que são próprios de jogos. Essa estratégia busca tratar aspectos como perda de interesse dos alunos, baixa motivação e pouca participação na aula. As modificações efetuadas em sala procuram dar um caráter lúdico às atividades, sem perder o foco nos objetivos didáticos. Existe uma literatura crescente sobre o assunto, mas ainda faltam exemplos de aplicação, sobretudo porque a adaptação de uma atividade depende de conteúdo e público alvo. Este artigo apresenta uma visão geral sobre o assunto e um modelo de gamification disponível na literatura, que pode ser aplicado a diferentes situações. Esse modelo foi empregado na disciplina de teoria da administração em um curso superior; é apresentado todo o planejamento da atividade e sua realização, bem como os resultados gerais e impressões manifestadas pelos alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2984 10.3895/rbect.v8n2.2984 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2984/2066 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Santos, Gesinaldo Koscianski, André |
spellingShingle |
Santos, Gesinaldo Koscianski, André Gamification no Ensino de Funções Administrativas |
author_sort |
Santos, Gesinaldo |
title |
Gamification no Ensino de Funções Administrativas |
title_short |
Gamification no Ensino de Funções Administrativas |
title_full |
Gamification no Ensino de Funções Administrativas |
title_fullStr |
Gamification no Ensino de Funções Administrativas |
title_full_unstemmed |
Gamification no Ensino de Funções Administrativas |
title_sort |
gamification no ensino de funções administrativas |
description |
Gamification é um termo surgido há poucas décadas, que se refere à modificar atividades de ensino-aprendizado por meio da introdução de elementos que são próprios de jogos. Essa estratégia busca tratar aspectos como perda de interesse dos alunos, baixa motivação e pouca participação na aula. As modificações efetuadas em sala procuram dar um caráter lúdico às atividades, sem perder o foco nos objetivos didáticos. Existe uma literatura crescente sobre o assunto, mas ainda faltam exemplos de aplicação, sobretudo porque a adaptação de uma atividade depende de conteúdo e público alvo. Este artigo apresenta uma visão geral sobre o assunto e um modelo de gamification disponível na literatura, que pode ser aplicado a diferentes situações. Esse modelo foi empregado na disciplina de teoria da administração em um curso superior; é apresentado todo o planejamento da atividade e sua realização, bem como os resultados gerais e impressões manifestadas pelos alunos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2984 |
_version_ |
1805291965421453312 |
score |
10,814766 |