Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas

O trabalho destaca as aulas de campo como metodologia pedagógica para abordagem interdisciplinar de temas socioambientais, para ampliar a criticidade do olhar sobre o conhecimento e o ambiente. O trabalho desenvolveu uma ação interdisciplinar, de modo a romper com o tratamento compartimentalizado e...

ver descrição completa

Principais autores: Falk, Josilene Erlacher Werneck Machado, Carvalho, Michele Pires, Jesus, Thamires Belo, Krauzer, Kelly Araújo Ferreira, Campos, Carlos Roberto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3020
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-3020
recordtype ojs
spelling peri-article-30202020-10-06T16:37:56Z Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas Falk, Josilene Erlacher Werneck Machado Carvalho, Michele Pires Jesus, Thamires Belo Krauzer, Kelly Araújo Ferreira Campos, Carlos Roberto Práticas pedagógicas; Espaços educativos não formais; Sambaqui. O trabalho destaca as aulas de campo como metodologia pedagógica para abordagem interdisciplinar de temas socioambientais, para ampliar a criticidade do olhar sobre o conhecimento e o ambiente. O trabalho desenvolveu uma ação interdisciplinar, de modo a romper com o tratamento compartimentalizado e fragmentado do conhecimento, comumente presente nas escolas da educação básica. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com procedimentos do tipo observação participante. O espaço de investigação foi um sítio arqueológico, um sambaqui, em Presidente Kennedy, Espírito Santo, o qual foi explorado por meio de determinação da poligonal e da análise dos elementos bióticos e antrópicos nele presentes. Como resultado, a atividade rompeu com paradigmas de uma educação tradicional, quando enfatizou a construção dos conhecimentos de forma colaborativa. Experienciar situações compartilhadas de troca e aprendizado com docentes das várias disciplinas é uma das formas de se superar o desafio da implementação das práticas pedagógicas interdisciplinares. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3020 10.3895/rbect.v10n2.3020 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3020/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Falk, Josilene Erlacher Werneck Machado
Carvalho, Michele Pires
Jesus, Thamires Belo
Krauzer, Kelly Araújo Ferreira
Campos, Carlos Roberto
spellingShingle Falk, Josilene Erlacher Werneck Machado
Carvalho, Michele Pires
Jesus, Thamires Belo
Krauzer, Kelly Araújo Ferreira
Campos, Carlos Roberto
Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas
author_sort Falk, Josilene Erlacher Werneck Machado
title Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas
title_short Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas
title_full Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas
title_fullStr Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas
title_full_unstemmed Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas
title_sort aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas
description O trabalho destaca as aulas de campo como metodologia pedagógica para abordagem interdisciplinar de temas socioambientais, para ampliar a criticidade do olhar sobre o conhecimento e o ambiente. O trabalho desenvolveu uma ação interdisciplinar, de modo a romper com o tratamento compartimentalizado e fragmentado do conhecimento, comumente presente nas escolas da educação básica. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com procedimentos do tipo observação participante. O espaço de investigação foi um sítio arqueológico, um sambaqui, em Presidente Kennedy, Espírito Santo, o qual foi explorado por meio de determinação da poligonal e da análise dos elementos bióticos e antrópicos nele presentes. Como resultado, a atividade rompeu com paradigmas de uma educação tradicional, quando enfatizou a construção dos conhecimentos de forma colaborativa. Experienciar situações compartilhadas de troca e aprendizado com docentes das várias disciplinas é uma das formas de se superar o desafio da implementação das práticas pedagógicas interdisciplinares.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3020
_version_ 1805448988486270976
score 10,814766