Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas
O trabalho destaca as aulas de campo como metodologia pedagógica para abordagem interdisciplinar de temas socioambientais, para ampliar a criticidade do olhar sobre o conhecimento e o ambiente. O trabalho desenvolveu uma ação interdisciplinar, de modo a romper com o tratamento compartimentalizado e...
Principais autores: | Falk, Josilene Erlacher Werneck Machado, Carvalho, Michele Pires, Jesus, Thamires Belo, Krauzer, Kelly Araújo Ferreira, Campos, Carlos Roberto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3020 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-3020 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-30202020-10-06T16:37:56Z Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas Falk, Josilene Erlacher Werneck Machado Carvalho, Michele Pires Jesus, Thamires Belo Krauzer, Kelly Araújo Ferreira Campos, Carlos Roberto Práticas pedagógicas; Espaços educativos não formais; Sambaqui. O trabalho destaca as aulas de campo como metodologia pedagógica para abordagem interdisciplinar de temas socioambientais, para ampliar a criticidade do olhar sobre o conhecimento e o ambiente. O trabalho desenvolveu uma ação interdisciplinar, de modo a romper com o tratamento compartimentalizado e fragmentado do conhecimento, comumente presente nas escolas da educação básica. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com procedimentos do tipo observação participante. O espaço de investigação foi um sítio arqueológico, um sambaqui, em Presidente Kennedy, Espírito Santo, o qual foi explorado por meio de determinação da poligonal e da análise dos elementos bióticos e antrópicos nele presentes. Como resultado, a atividade rompeu com paradigmas de uma educação tradicional, quando enfatizou a construção dos conhecimentos de forma colaborativa. Experienciar situações compartilhadas de troca e aprendizado com docentes das várias disciplinas é uma das formas de se superar o desafio da implementação das práticas pedagógicas interdisciplinares. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3020 10.3895/rbect.v10n2.3020 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3020/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Falk, Josilene Erlacher Werneck Machado Carvalho, Michele Pires Jesus, Thamires Belo Krauzer, Kelly Araújo Ferreira Campos, Carlos Roberto |
spellingShingle |
Falk, Josilene Erlacher Werneck Machado Carvalho, Michele Pires Jesus, Thamires Belo Krauzer, Kelly Araújo Ferreira Campos, Carlos Roberto Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas |
author_sort |
Falk, Josilene Erlacher Werneck Machado |
title |
Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas |
title_short |
Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas |
title_full |
Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas |
title_fullStr |
Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas |
title_full_unstemmed |
Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas |
title_sort |
aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas |
description |
O trabalho destaca as aulas de campo como metodologia pedagógica para abordagem interdisciplinar de temas socioambientais, para ampliar a criticidade do olhar sobre o conhecimento e o ambiente. O trabalho desenvolveu uma ação interdisciplinar, de modo a romper com o tratamento compartimentalizado e fragmentado do conhecimento, comumente presente nas escolas da educação básica. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com procedimentos do tipo observação participante. O espaço de investigação foi um sítio arqueológico, um sambaqui, em Presidente Kennedy, Espírito Santo, o qual foi explorado por meio de determinação da poligonal e da análise dos elementos bióticos e antrópicos nele presentes. Como resultado, a atividade rompeu com paradigmas de uma educação tradicional, quando enfatizou a construção dos conhecimentos de forma colaborativa. Experienciar situações compartilhadas de troca e aprendizado com docentes das várias disciplinas é uma das formas de se superar o desafio da implementação das práticas pedagógicas interdisciplinares. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3020 |
_version_ |
1805448988486270976 |
score |
10,814766 |