Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia

Apresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o curso de Engenh...

ver descrição completa

Principais autores: Machado, Vinícius, Maciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Apresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o curso de Engenharia exigindo a participação efetiva dos alunos em todo o processo de sua resolução: confronto de idéias, aplicação de conhecimentos científicos, busca de novos conhecimentos, desenvolvimento de raciocínio, realização de atividades experimentais, relacionamento de conhecimentos científicos e tecnológicos com questões sociais e ambientais, entre outros. Apresenta-se também o relato de uma atividade PGD que foi aplicada junto a acadêmicos de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa, na disciplina de Física Geral I.