Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia
Apresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o curso de Engenh...
Principais autores: | Machado, Vinícius, Maciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Apresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma
metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos
de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são
elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o
curso de Engenharia exigindo a participação efetiva dos alunos em todo o
processo de sua resolução: confronto de idéias, aplicação de
conhecimentos científicos, busca de novos conhecimentos, desenvolvimento
de raciocínio, realização de atividades experimentais, relacionamento de
conhecimentos científicos e tecnológicos com questões sociais e
ambientais, entre outros. Apresenta-se também o relato de uma atividade
PGD que foi aplicada junto a acadêmicos de Engenharia de Produção da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa, na
disciplina de Física Geral I. |
---|