Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia
Apresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o curso de Engenh...
Principais autores: | Machado, Vinícius, Maciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-310 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-3102022-09-29T18:40:34Z Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia Machado, Vinícius Maciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida Apresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o curso de Engenharia exigindo a participação efetiva dos alunos em todo o processo de sua resolução: confronto de idéias, aplicação de conhecimentos científicos, busca de novos conhecimentos, desenvolvimento de raciocínio, realização de atividades experimentais, relacionamento de conhecimentos científicos e tecnológicos com questões sociais e ambientais, entre outros. Apresenta-se também o relato de uma atividade PGD que foi aplicada junto a acadêmicos de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa, na disciplina de Física Geral I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-03-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310 10.3895/S1982-873X2009000100003 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310/276 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Machado, Vinícius Maciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida |
spellingShingle |
Machado, Vinícius Maciel Pinheiro, Nilcéia Aparecida Problema gerador de discussões: uma metodologia para o ensino em Engenharia |
author_sort |
Machado, Vinícius |
title |
Problema gerador de discussões: uma metodologia
para o ensino em Engenharia |
title_short |
Problema gerador de discussões: uma metodologia
para o ensino em Engenharia |
title_full |
Problema gerador de discussões: uma metodologia
para o ensino em Engenharia |
title_fullStr |
Problema gerador de discussões: uma metodologia
para o ensino em Engenharia |
title_full_unstemmed |
Problema gerador de discussões: uma metodologia
para o ensino em Engenharia |
title_sort |
problema gerador de discussões: uma metodologia
para o ensino em engenharia |
description |
Apresenta-se, nesse trabalho, a proposta de uma
metodologia específica para o ensino de Ciência e Matemática nos cursos
de Engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões. Os PGDs são
elaborados a partir de situações contextualizadas e voltadas para o
curso de Engenharia exigindo a participação efetiva dos alunos em todo o
processo de sua resolução: confronto de idéias, aplicação de
conhecimentos científicos, busca de novos conhecimentos, desenvolvimento
de raciocínio, realização de atividades experimentais, relacionamento de
conhecimentos científicos e tecnológicos com questões sociais e
ambientais, entre outros. Apresenta-se também o relato de uma atividade
PGD que foi aplicada junto a acadêmicos de Engenharia de Produção da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa, na
disciplina de Física Geral I. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2009 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/310 |
_version_ |
1805449169074126848 |
score |
10,814766 |