A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos

O presente artigo tem por finalidade apresentar os caminhos traçados pelas equações ao longo da história da Matemática e seus reflexos no desenvolvimento da Matemática. A busca pela solução das equações algébricas foi durante muito tempo um desafio para o homem. Considerando...

ver descrição completa

Autor principal: Ribeiro, Alessandro Jacques
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/312
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente artigo tem por finalidade apresentar os caminhos traçados pelas equações ao longo da história da Matemática e seus reflexos no desenvolvimento da Matemática. A busca pela solução das equações algébricas foi durante muito tempo um desafio para o homem. Considerando os principais momentos em que a história das equações se emaranhava com a história da Matemática, este artigo pretende trazer contribuições para pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Álgebra, assim para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula, na medida em que é uma fonte de reflexão sobre a influência da epistemologia da ciência nos processos didáticos em nossa área de atuação.