A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos
O presente artigo tem por finalidade apresentar os caminhos traçados pelas equações ao longo da história da Matemática e seus reflexos no desenvolvimento da Matemática. A busca pela solução das equações algébricas foi durante muito tempo um desafio para o homem. Considerando...
Autor principal: | Ribeiro, Alessandro Jacques |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/312 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-312 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-3122022-09-29T18:40:34Z A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos Ribeiro, Alessandro Jacques O presente artigo tem por finalidade apresentar os caminhos traçados pelas equações ao longo da história da Matemática e seus reflexos no desenvolvimento da Matemática. A busca pela solução das equações algébricas foi durante muito tempo um desafio para o homem. Considerando os principais momentos em que a história das equações se emaranhava com a história da Matemática, este artigo pretende trazer contribuições para pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Álgebra, assim para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula, na medida em que é uma fonte de reflexão sobre a influência da epistemologia da ciência nos processos didáticos em nossa área de atuação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-03-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/312 10.3895/S1982-873X2009000100005 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/312/278 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Ribeiro, Alessandro Jacques |
spellingShingle |
Ribeiro, Alessandro Jacques A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos |
author_sort |
Ribeiro, Alessandro Jacques |
title |
A noção de equação e suas diferentes concepções:
uma investigação baseada em aspectos históricos e
epistemológicos |
title_short |
A noção de equação e suas diferentes concepções:
uma investigação baseada em aspectos históricos e
epistemológicos |
title_full |
A noção de equação e suas diferentes concepções:
uma investigação baseada em aspectos históricos e
epistemológicos |
title_fullStr |
A noção de equação e suas diferentes concepções:
uma investigação baseada em aspectos históricos e
epistemológicos |
title_full_unstemmed |
A noção de equação e suas diferentes concepções:
uma investigação baseada em aspectos históricos e
epistemológicos |
title_sort |
noção de equação e suas diferentes concepções:
uma investigação baseada em aspectos históricos e
epistemológicos |
description |
O presente artigo tem por finalidade apresentar
os caminhos traçados pelas equações ao longo da história da Matemática e
seus reflexos no desenvolvimento da Matemática. A busca pela solução das
equações algébricas foi durante muito tempo um desafio para o homem.
Considerando os principais momentos em que a história das equações se
emaranhava com a história da Matemática, este artigo pretende trazer
contribuições para pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de
Álgebra, assim para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática em
sala de aula, na medida em que é uma fonte de reflexão sobre a
influência da epistemologia da ciência nos processos didáticos em nossa
área de atuação. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2009 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/312 |
_version_ |
1805449038748712960 |
score |
10,814766 |