A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos

O presente artigo tem por finalidade apresentar os caminhos traçados pelas equações ao longo da história da Matemática e seus reflexos no desenvolvimento da Matemática. A busca pela solução das equações algébricas foi durante muito tempo um desafio para o homem. Considerando...

ver descrição completa

Autor principal: Ribeiro, Alessandro Jacques
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/312
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-312
recordtype ojs
spelling peri-article-3122022-09-29T18:40:34Z A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos Ribeiro, Alessandro Jacques O presente artigo tem por finalidade apresentar os caminhos traçados pelas equações ao longo da história da Matemática e seus reflexos no desenvolvimento da Matemática. A busca pela solução das equações algébricas foi durante muito tempo um desafio para o homem. Considerando os principais momentos em que a história das equações se emaranhava com a história da Matemática, este artigo pretende trazer contribuições para pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Álgebra, assim para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula, na medida em que é uma fonte de reflexão sobre a influência da epistemologia da ciência nos processos didáticos em nossa área de atuação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-03-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/312 10.3895/S1982-873X2009000100005 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 1 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/312/278 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Ribeiro, Alessandro Jacques
spellingShingle Ribeiro, Alessandro Jacques
A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos
author_sort Ribeiro, Alessandro Jacques
title A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos
title_short A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos
title_full A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos
title_fullStr A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos
title_full_unstemmed A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos
title_sort noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos
description O presente artigo tem por finalidade apresentar os caminhos traçados pelas equações ao longo da história da Matemática e seus reflexos no desenvolvimento da Matemática. A busca pela solução das equações algébricas foi durante muito tempo um desafio para o homem. Considerando os principais momentos em que a história das equações se emaranhava com a história da Matemática, este artigo pretende trazer contribuições para pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Álgebra, assim para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula, na medida em que é uma fonte de reflexão sobre a influência da epistemologia da ciência nos processos didáticos em nossa área de atuação.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2009
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/312
_version_ 1805449038748712960
score 10,814766