APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO
O acelerado processo de crescimento brasileiro no setor de telecomunicações iniciado a partir da privatização do sistema Telebrás desencadeou a adoção da Terceirização nos projetos de expansão e implantação dos equipamentos de voz e dados pelas empresas operadoras do sistema. No entanto, a escassez...
Principais autores: | Giffhorn, Edilson, Ensslin, Leonardo, Ensslin, Sandra Rolim, Vianna, William Barbosa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/334 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-334 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-3342009-12-23T19:59:52Z APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO Giffhorn, Edilson Ensslin, Leonardo Ensslin, Sandra Rolim Vianna, William Barbosa O acelerado processo de crescimento brasileiro no setor de telecomunicações iniciado a partir da privatização do sistema Telebrás desencadeou a adoção da Terceirização nos projetos de expansão e implantação dos equipamentos de voz e dados pelas empresas operadoras do sistema. No entanto, a escassez ou mesmo ausência de modelos de avaliação de desempenho de empresa terceirizadas, que evidenciem critérios relevantes pelos decisores, favorecem a situação em que as decisões quanto à contratação das mesmas sejam predominantemente baseadas em critérios intuitivos, favorecendo a possibilidade da ocorrência de inúmeros problemas tais como retrabalho, custos adicionais e, sobretudo, desgaste na imagem das operadoras perante seus clientes. O presente artigo utiliza a Metodologia Multicritério em Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA-C) para desenvolver um modelo de avaliação do desempenho de empresas terceirizadas que atuam na área de telecomunicações. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-12-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/334 10.3895/S1808-04482009000400011 Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 4 (2009) 1808-0448 10.3895/S1808-044820090004 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/334/393 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Giffhorn, Edilson Ensslin, Leonardo Ensslin, Sandra Rolim Vianna, William Barbosa |
spellingShingle |
Giffhorn, Edilson Ensslin, Leonardo Ensslin, Sandra Rolim Vianna, William Barbosa APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO |
author_sort |
Giffhorn, Edilson |
title |
APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO |
title_short |
APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO |
title_full |
APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO |
title_fullStr |
APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO |
title_full_unstemmed |
APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO |
title_sort |
aperfeiÇoamento da gestÃo organizacional por meio da abordagem multicritÉrio de apoio À decisÃo |
description |
O acelerado processo de crescimento brasileiro no setor de telecomunicações iniciado a partir da privatização do sistema Telebrás desencadeou a adoção da Terceirização nos projetos de expansão e implantação dos equipamentos de voz e dados pelas empresas operadoras do sistema. No entanto, a escassez ou mesmo ausência de modelos de avaliação de desempenho de empresa terceirizadas, que evidenciem critérios relevantes pelos decisores, favorecem a situação em que as decisões quanto à contratação das mesmas sejam predominantemente baseadas em critérios intuitivos, favorecendo a possibilidade da ocorrência de inúmeros problemas tais como retrabalho, custos adicionais e, sobretudo, desgaste na imagem das operadoras perante seus clientes. O presente artigo utiliza a Metodologia Multicritério em Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA-C) para desenvolver um modelo de avaliação do desempenho de empresas terceirizadas que atuam na área de telecomunicações. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2009 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/334 |
_version_ |
1805291262590320640 |
score |
10,814766 |