APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO

O acelerado processo de crescimento brasileiro no setor de telecomunicações iniciado a partir da privatização do sistema Telebrás desencadeou a adoção da Terceirização nos projetos de expansão e implantação dos equipamentos de voz e dados pelas empresas operadoras do sistema. No entanto, a escassez...

ver descrição completa

Principais autores: Giffhorn, Edilson, Ensslin, Leonardo, Ensslin, Sandra Rolim, Vianna, William Barbosa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/334
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-334
recordtype ojs
spelling peri-article-3342009-12-23T19:59:52Z APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO Giffhorn, Edilson Ensslin, Leonardo Ensslin, Sandra Rolim Vianna, William Barbosa O acelerado processo de crescimento brasileiro no setor de telecomunicações iniciado a partir da privatização do sistema Telebrás desencadeou a adoção da Terceirização nos projetos de expansão e implantação dos equipamentos de voz e dados pelas empresas operadoras do sistema. No entanto, a escassez ou mesmo ausência de modelos de avaliação de desempenho de empresa terceirizadas, que evidenciem critérios relevantes pelos decisores, favorecem a situação em que as decisões quanto à contratação das mesmas sejam predominantemente baseadas em critérios intuitivos, favorecendo a possibilidade da ocorrência de inúmeros problemas tais como retrabalho, custos adicionais e, sobretudo, desgaste na imagem das operadoras perante seus clientes. O presente artigo utiliza a Metodologia Multicritério em Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA-C) para desenvolver um modelo de avaliação do desempenho de empresas terceirizadas que atuam na área de telecomunicações. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-12-23 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/334 10.3895/S1808-04482009000400011 Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 4 (2009) 1808-0448 10.3895/S1808-044820090004 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/334/393 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Giffhorn, Edilson
Ensslin, Leonardo
Ensslin, Sandra Rolim
Vianna, William Barbosa
spellingShingle Giffhorn, Edilson
Ensslin, Leonardo
Ensslin, Sandra Rolim
Vianna, William Barbosa
APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO
author_sort Giffhorn, Edilson
title APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO
title_short APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO
title_full APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO
title_fullStr APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO
title_full_unstemmed APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA ABORDAGEM MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO
title_sort aperfeiÇoamento da gestÃo organizacional por meio da abordagem multicritÉrio de apoio À decisÃo
description O acelerado processo de crescimento brasileiro no setor de telecomunicações iniciado a partir da privatização do sistema Telebrás desencadeou a adoção da Terceirização nos projetos de expansão e implantação dos equipamentos de voz e dados pelas empresas operadoras do sistema. No entanto, a escassez ou mesmo ausência de modelos de avaliação de desempenho de empresa terceirizadas, que evidenciem critérios relevantes pelos decisores, favorecem a situação em que as decisões quanto à contratação das mesmas sejam predominantemente baseadas em critérios intuitivos, favorecendo a possibilidade da ocorrência de inúmeros problemas tais como retrabalho, custos adicionais e, sobretudo, desgaste na imagem das operadoras perante seus clientes. O presente artigo utiliza a Metodologia Multicritério em Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA-C) para desenvolver um modelo de avaliação do desempenho de empresas terceirizadas que atuam na área de telecomunicações.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2009
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/334
_version_ 1805291262590320640
score 10,814766