ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS

Cada vez mais as organizações necessitam de informações rápidas e confiáveis para agilizar o processo decisório e, assim, acompanhar o ambiente dinâmico em que estão inseridas. Dentre as ferramentas que auxiliam a construção dos Business Intelligence está o OLAP (On-Line Analytical Processing), que...

ver descrição completa

Principais autores: Bachega, Stella Jacyszyn, Pereira, Néocles Alves, Politano, Paulo Rogério
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/337
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Cada vez mais as organizações necessitam de informações rápidas e confiáveis para agilizar o processo decisório e, assim, acompanhar o ambiente dinâmico em que estão inseridas. Dentre as ferramentas que auxiliam a construção dos Business Intelligence está o OLAP (On-Line Analytical Processing), que facilita a busca por informações. Permite a procura de dados relevantes com maior rapidez e visualização em perspectivas multidimensionais. O objetivo deste trabalho é identificar se a adoção da ferramenta de business intelligence OLAP pode ser considerada como uma alternativa de melhoria do processo decisório e de auxílio na formulação de estratégias. Quanto à metodologia, a presente pesquisa caracteriza-se por ser de abordagem qualitativa. O procedimento utilizado foi o estudo de caso, mais especificamente um estudo multicasos. Foram entrevistadas oito empresas que utilizam o OLAP. Dentre os principais resultados, observou-se que esta ferramenta de apoio à decisão provoca melhorias no processo decisório e auxilia na elaboração de estratégias corporativas, de unidades de negócio e funcionais.