ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
Cada vez mais as organizações necessitam de informações rápidas e confiáveis para agilizar o processo decisório e, assim, acompanhar o ambiente dinâmico em que estão inseridas. Dentre as ferramentas que auxiliam a construção dos Business Intelligence está o OLAP (On-Line Analytical Processing), que...
Principais autores: | Bachega, Stella Jacyszyn, Pereira, Néocles Alves, Politano, Paulo Rogério |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/337 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-337 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-3372009-09-30T18:14:09Z ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS Bachega, Stella Jacyszyn Pereira, Néocles Alves Politano, Paulo Rogério Cada vez mais as organizações necessitam de informações rápidas e confiáveis para agilizar o processo decisório e, assim, acompanhar o ambiente dinâmico em que estão inseridas. Dentre as ferramentas que auxiliam a construção dos Business Intelligence está o OLAP (On-Line Analytical Processing), que facilita a busca por informações. Permite a procura de dados relevantes com maior rapidez e visualização em perspectivas multidimensionais. O objetivo deste trabalho é identificar se a adoção da ferramenta de business intelligence OLAP pode ser considerada como uma alternativa de melhoria do processo decisório e de auxílio na formulação de estratégias. Quanto à metodologia, a presente pesquisa caracteriza-se por ser de abordagem qualitativa. O procedimento utilizado foi o estudo de caso, mais especificamente um estudo multicasos. Foram entrevistadas oito empresas que utilizam o OLAP. Dentre os principais resultados, observou-se que esta ferramenta de apoio à decisão provoca melhorias no processo decisório e auxilia na elaboração de estratégias corporativas, de unidades de negócio e funcionais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-09-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/337 10.3895/S1808-04482009000300006 Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 3 (2009) 1808-0448 10.3895/S1808-044820090003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/337/314 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Bachega, Stella Jacyszyn Pereira, Néocles Alves Politano, Paulo Rogério |
spellingShingle |
Bachega, Stella Jacyszyn Pereira, Néocles Alves Politano, Paulo Rogério ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS |
author_sort |
Bachega, Stella Jacyszyn |
title |
ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS |
title_short |
ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS |
title_full |
ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS |
title_fullStr |
ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS |
title_full_unstemmed |
ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS |
title_sort |
estudo multicasos dos impactos do business intelligence no processo decisÓrio e na formulaÇÃo de estratÉgias |
description |
Cada vez mais as organizações necessitam de informações rápidas e confiáveis para agilizar o processo decisório e, assim, acompanhar o ambiente dinâmico em que estão inseridas. Dentre as ferramentas que auxiliam a construção dos Business Intelligence está o OLAP (On-Line Analytical Processing), que facilita a busca por informações. Permite a procura de dados relevantes com maior rapidez e visualização em perspectivas multidimensionais. O objetivo deste trabalho é identificar se a adoção da ferramenta de business intelligence OLAP pode ser considerada como uma alternativa de melhoria do processo decisório e de auxílio na formulação de estratégias. Quanto à metodologia, a presente pesquisa caracteriza-se por ser de abordagem qualitativa. O procedimento utilizado foi o estudo de caso, mais especificamente um estudo multicasos. Foram entrevistadas oito empresas que utilizam o OLAP. Dentre os principais resultados, observou-se que esta ferramenta de apoio à decisão provoca melhorias no processo decisório e auxilia na elaboração de estratégias corporativas, de unidades de negócio e funcionais. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2009 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/337 |
_version_ |
1805291607993352192 |
score |
10,814766 |