ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS

Cada vez mais as organizações necessitam de informações rápidas e confiáveis para agilizar o processo decisório e, assim, acompanhar o ambiente dinâmico em que estão inseridas. Dentre as ferramentas que auxiliam a construção dos Business Intelligence está o OLAP (On-Line Analytical Processing), que...

ver descrição completa

Principais autores: Bachega, Stella Jacyszyn, Pereira, Néocles Alves, Politano, Paulo Rogério
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/337
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-337
recordtype ojs
spelling peri-article-3372009-09-30T18:14:09Z ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS Bachega, Stella Jacyszyn Pereira, Néocles Alves Politano, Paulo Rogério Cada vez mais as organizações necessitam de informações rápidas e confiáveis para agilizar o processo decisório e, assim, acompanhar o ambiente dinâmico em que estão inseridas. Dentre as ferramentas que auxiliam a construção dos Business Intelligence está o OLAP (On-Line Analytical Processing), que facilita a busca por informações. Permite a procura de dados relevantes com maior rapidez e visualização em perspectivas multidimensionais. O objetivo deste trabalho é identificar se a adoção da ferramenta de business intelligence OLAP pode ser considerada como uma alternativa de melhoria do processo decisório e de auxílio na formulação de estratégias. Quanto à metodologia, a presente pesquisa caracteriza-se por ser de abordagem qualitativa. O procedimento utilizado foi o estudo de caso, mais especificamente um estudo multicasos. Foram entrevistadas oito empresas que utilizam o OLAP. Dentre os principais resultados, observou-se que esta ferramenta de apoio à decisão provoca melhorias no processo decisório e auxilia na elaboração de estratégias corporativas, de unidades de negócio e funcionais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-09-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/337 10.3895/S1808-04482009000300006 Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 3 (2009) 1808-0448 10.3895/S1808-044820090003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/337/314 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Bachega, Stella Jacyszyn
Pereira, Néocles Alves
Politano, Paulo Rogério
spellingShingle Bachega, Stella Jacyszyn
Pereira, Néocles Alves
Politano, Paulo Rogério
ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
author_sort Bachega, Stella Jacyszyn
title ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
title_short ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
title_full ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
title_fullStr ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
title_full_unstemmed ESTUDO MULTICASOS DOS IMPACTOS DO BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DECISÓRIO E NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
title_sort estudo multicasos dos impactos do business intelligence no processo decisÓrio e na formulaÇÃo de estratÉgias
description Cada vez mais as organizações necessitam de informações rápidas e confiáveis para agilizar o processo decisório e, assim, acompanhar o ambiente dinâmico em que estão inseridas. Dentre as ferramentas que auxiliam a construção dos Business Intelligence está o OLAP (On-Line Analytical Processing), que facilita a busca por informações. Permite a procura de dados relevantes com maior rapidez e visualização em perspectivas multidimensionais. O objetivo deste trabalho é identificar se a adoção da ferramenta de business intelligence OLAP pode ser considerada como uma alternativa de melhoria do processo decisório e de auxílio na formulação de estratégias. Quanto à metodologia, a presente pesquisa caracteriza-se por ser de abordagem qualitativa. O procedimento utilizado foi o estudo de caso, mais especificamente um estudo multicasos. Foram entrevistadas oito empresas que utilizam o OLAP. Dentre os principais resultados, observou-se que esta ferramenta de apoio à decisão provoca melhorias no processo decisório e auxilia na elaboração de estratégias corporativas, de unidades de negócio e funcionais.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2009
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/337
_version_ 1805291607993352192
score 10,814766