Gestão do conhecimento: como as organizações públicas do Brasil percebem esse modelo?
A Gestão do Conhecimento (GC) é o novo modelo de gerir as organizações através da inteligência das pessoas como processo de gerar vantagem competitiva. Nesse sentido questiona-se: como as organizações públicas tem percebido este modelo? O objetivo da pesquisa foi levantar como as organizações públic...
Principais autores: | Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de, Brito, Lydia Maria Pinto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/3559 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A Gestão do Conhecimento (GC) é o novo modelo de gerir as organizações através da inteligência das pessoas como processo de gerar vantagem competitiva. Nesse sentido questiona-se: como as organizações públicas tem percebido este modelo? O objetivo da pesquisa foi levantar como as organizações públicas brasileiras percebem o modelo da GC. A metodologia utilizada foi estudo exploratório por meio de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos disponíveis em meio impresso e digital nos portais acadêmicos na internet sobre GC em organizações públicas no brasil. Os resultados demonstram que: não há na grande maioria das organizações pesquisadas nem explicitação nem formalização da GC. Além disso, com relação à intenção estratégica das práticas, a GC ainda não é uma prioridade para a maioria das organizações públicas, que ainda focam suas ações nos processos táticos para resolução dos problemas do dia a dia, em atividades de obtenção, facilitação, aprendizagem, armazenamento e disseminação do conhecimento. |
---|